PESQUISAR
O que mais surpreende neste título é que ele mostra o resultado de um estudo feito nos Estados Unidos.
A pobreza é um fator de risco bem reconhecido para o abuso infantil, mas um novo estudo “Mortalidade: Pobreza Comunitária e Abuso de Crianças nos Estados Unidos”, publicado na edição de maio da Pediatrics, encontrou taxas mais elevadas de abuso infantil em municípios com maiores concentrações de pobreza.
Os pesquisadores examinaram os Centros para o Controle de Doenças – Arquivos de Mortalidade Comprimidos de 1999 a 2014, compararam esta informação com dados de pobreza do Censo dos EUA e descobriram que os condados com as maiores concentrações de pobreza tinham mais de três vezes a taxa de mortes por abuso de crianças em comparação aos municípios com menor pobreza.
Durante os 15 anos cobertos pelo estudo, 11.149 crianças de até 4 anos morreram por abuso nos Estados Unidos e a taxa de letalidade infantil nacional para o período de estudo foi de 3,5 mortes por 100.000 crianças nessa faixa etária. O estudo constatou que as taxas de mortalidade por abuso de crianças aumentaram com as taxas de pobreza, variando de 1,3 mortes por 100 mil crianças nos municípios com concentrações de pobreza abaixo de 5% para 9,6 óbitos por 10o mil em regiões com concentrações de pobreza de pelo menos 20%.
Os pesquisadores concluíram que líderes comunitários, defensores de crianças, funcionários de saúde pública e profissionais de saúde devem considerar a pobreza na comunidade ao desenvolver esforços para prevenir mortes por abuso infantil, mas mais pesquisas são necessárias para entender as razões pelas quais essa associação existe entre a pobreza e a segurança infantil.
Quando isso ocorre em países pobres, nós, que tratamos de crianças, ficamos muito tristes, afinal de contas são crianças. Quando isso ocorre em países ricos, como é o caso dos EUA, parece que as coisas neste mundo andam de alguma forma errada. Como instituidor de uma Fundação que tem como finalidade zelar pela saúde das crianças, isso é realmente muito desafiador.
Missão da Fundação José Luiz Egydio Setúbal
“Promover a saúde infantil por meio da assistência, desenvolvimento da pesquisa e disseminação do conhecimento para influenciar a sociedade a cuidar das crianças do Brasil.”
Visão da Fundação José Luiz Egydio Setúbal
“Infância saudável para uma sociedade melhor.”
Leia também: Violência infantil: entenda os principais sinais e saiba identificá-los
Fonte: Pediatrics – April 2017
Community Poverty and Child Abuse Fatalities in the United States
Caitlin A. Farrell, Eric W. Fleegler, Michael C. Monuteaux, Celeste R. Wilson, Cindy W. Christian, Lois K. Lee
No Surprise: The Rate of Fatal Child Abuse and Neglect Fatalities Is Related to Poverty
Robert W. Block
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 17 de outubro de 2024