PESQUISAR
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) realizou nos dias 20 e 21 de julho de 2019, a terceira edição da Viagem Fantástica, um projeto de ação de voluntariado com os cuidadores do Sabará Hospital Infantil e do Instituto PENSI. A proposta reuniu cuidadores, familiares e amigos, dispostos a doar um final de semana, de seu tempo para impactar a vida de outras pessoas.
Esta edição da Viagem Fantástica desembarcou simultaneamente em 12 SAICAS – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescente, de quatro bairros da capital paulistana (Perus, Pirituba, Lapa e Pinheiros), que abrigam crianças e adolescentes, em situação de risco e vulnerabilidade.
Dentre as atividades realizadas pelos mais de 300 voluntários, estavam a manutenção de móveis, pintura, pequenas reformas, criação de novos espaços de lazer, melhoria dos banheiros, revitalização de hortas, oficinas e atividades recreativas com as crianças. Além da instalação de computadores, fruto de doações arrecadadas pelas equipes. O projeto é organizado por uma equipe comprometida de guardiões que acompanham, comandam os grupos menores e recolhem as doações.
O presidente da FJLES, Dr. José Luiz Setúbal, comemorou o engajamento de tantos voluntários na ação. “Mais uma Viagem Fantástica ocorreu neste final de semana. Um grande grupo de funcionários da Fundação se juntou a amigos e convidados em um final de semana de solidariedade. Neste ano a ação se deu em abrigos da cidade onde pudemos fazer as mais diversas atividades com as crianças e nas estruturas físicas dos prédios. Mais um ano de sucesso”, celebrou Setúbal.
Um dos detalhes mais bonitos da iniciativa é o ciclo de solidariedade sistêmica, uma onda de generosidade que está sendo criada, com a participação e adesão dos beneficiados das edições anteriores da Viagem Fantástica. Em 2017 o projeto reformou duas praças em São Miguel Paulista. Em 2018 a atuação aconteceu em 12 casas para crianças com necessidades especiais, atendidas pela ONG Rainha da Paz, em Santana de Parnaíba.
Para a cabeleireira Sônia Maria Aparecida de Souza, de 64 anos, a iniciativa transformou a sua vida e mudou o seu jeito de enxergar o mundo. “Essa é a minha segunda vez no projeto, sou moradora do Jardim Lapena, em São Miguel Paulista. Participar é muito valioso por que todo o trabalho que fizemos por essas crianças é muito importante. Se outras pessoas tivessem essa consciência o mundo seria um lugar muito melhor. Eu me sinto uma pessoa muito feliz quando participo de uma ação dessa, e quero participar muitas e muitas vezes”, explica.
Já para a dona de casa Elke Ramos, de 42 anos, o trabalho é muito nobre e enriquecedor. “É uma emoção muito grande, e toda vez que a gente faz uma ação como essa a gente está aprendendo, as vezes a gente pensa que vem em uma ação para ajudar, mas na verdade quem está sendo ajudado somos nós. Tem um conhecimento e um aprendizado muito grande nisso tudo”, completa.
Segundo a Diretora Executiva do Instituto PENSI, Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, o projeto além de um ato de solidariedade com as crianças, também serviu para fortalecer e estreitar os laços entre os cuidadores das instituições. “A Viagem Fantástica tem o poder transformador de unir pessoas de setores, rotinas e escalas de trabalho diferentes, todos em prol do mesmo objetivo, que é despertar o melhor lado das pessoas”, enfatiza.
União faz a força
O Grupo Aconchego composto por membros do Instituto PENSI se uniu ao Grupo Anjos na Terra, formando por cuidadores da Manutenção do Sabará Hospital Infantil, para formar um grande grupo e colocar em prática o objetivo da ação deste ano.
Para o guardião Luiz Alberto Ferreira, carinhosamente apelidado de Pepinho, a decisão de unir os grupos foi um gesto de carinho com o local escolhido para a ação. “Decidimos juntar os grupos foi tomada durante uma visita técnica para verificar as necessidades dos abrigos. Foi uma decisão acertada pois foi emocionante ver todo mundo empenhado trabalhando, dando o melhor de si para fazer o melhor para as crianças”, conta.
Para a sua colega do setor de Manutenção do Sabará, Michelle Carobino Farina, a união faz a força e proporciona experiencias incríveis. “Para mim foi muito gratificante participar desta edição, eu adoro ajudar as pessoas e fazer o bem pra todo mundo. E fazer o bem para uma criança não tem como explicar a emoção. Juntar o nosso grupo com o grupo do PENSI foi sensacional, conheci pessoas novas maravilhosas e nunca pensei que ia ter tanta gente aqui. Eu gostaria de agradecer a FJLES por essa oportunidade fantástica e agradecer a todos que fizeram parte da nossa equipe”, revelou Michelle.
Outra guardiã que se emocionou com a ação social foi Bruna Maia, que faz parte da equipe do Centro de Ensino do Instituto PENSI. Ela cita que fazer o trabalho em prol de uma causa tão nobre é uma satisfação sem tamanho. “Foi prazeroso e muito gratificante poder estar fazendo esse trabalho com a minha equipe, a equipe que trabalho todos os dias. Todo mundo correu atrás de doações, de materiais, alimentos e roupas. Todos se juntaram e a gente conseguiu sentir o amor em cada membro do grupo, foi inacreditável”, relembrou.
A quarta guardiã do grupo, também do Instituto PENSI, Isis de Oliveira, declarou que já está na expectativa da edição de 2020 da Viagem Fantástica e que pretende que a ação seja maior ainda. “Ser guardiã foi um desafio muito grande, na verdade quando eu recebi o convite eu já sabia que não iria ser tarefa fácil, mas com certeza valeu muito a pena trabalhar com cada pessoa. Nós pudemos ver verdadeiramente o que é se doar e foi bem legal mesmo, ajudar a organizar todo esse trabalho. É a segunda vez que eu participo da Viagem Fantástica e já estou ansiosa para a próxima, que seja maior ainda, porque a gente topa o desafio”, finaliza.
Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cnbjEsBwDBg