PESQUISAR
Mancha mongólica é aquela mancha arroxeada que muitos recém-nascidos possuem na região das nádegas e costas. Muitas vezes, em maternidades, fui questionado sobre o que havia acontecido na hora do parto para que os bebês tivessem aquelas “manchas roxas”.
Estas manchas são muito comuns em crianças asiáticas (daí o nome), onde ocorrem em mais de 90% dos recém-nascidos. Nas populações de raças negras ocorrem em cerca de 80% e nos brancos europeus ou caucasianos é menos comum e ocorre em menos de 10%. No Brasil, devido à nossa grande miscigenação, ocorrem entre 40% a 80%, dependendo da região. Na América Latina se estima que cerca de 45% dos recém-nascidos apresentam estas manchas.
Estas manchas não possuem um significado clínico maior, não tem relação com Síndrome de Down, com câncer ou com hematomas. Geralmente desaparecem no primeiro ano de vida, mas podem persistir até a adolescência, embora seja raro em crianças em idade escolar.
Não há tratamento recomendado.
Leia também: Manchas de nascença
Fonte: Dermatologia na pele negra. Mauricio Mota de Avelar AlchorneI; Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu. James WD, Berger TG, Elston DM, eds. Andrews’ Diseases of the Skin: Clinical Dermatology. 11th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 28.
Atualizado em 23 de julho de 2024