PESQUISAR
Jovens atletas podem melhorar seu desempenho esportivo concentrando-se no básico: fluidos, calorias, treinamento, condicionamento e descanso. Os atalhos, como o uso de substâncias e suplementos que melhoram o desempenho, são de pouco benefício e podem ser perigosos.
Aqui está a informação fornecida pela Academia Americana de Pediatria sobre substâncias e suplementos que melhoram o desempenho para os atletas.
Suplementos para melhorar o desempenho
Os pais e atletas precisam estar cientes de que os suplementos dietéticos não são regulados pela Food and Drug Administration (FDA) e verifica-se que as legislações brasileiras a esse respeito são complexas, dificultando o entendimento das normas e a aplicação destas. Estudos sobre o consumo de suplementos pela população brasileira são limitados, e o consumo inadequado por falta de conhecimento é um potencial risco à saúde da população. Nos EUA, estudos que analisam a pureza dos suplementos encontram altas taxas de contaminação com possíveis substâncias nocivas. Além disso, muitos produtos não contêm os ingredientes listados no rótulo.
1- Proteína e Creatina
Atletas jovens às vezes adotam suplementos de proteína ou suplementos de ácido nucleico (creatina) para ajudar seu desempenho esportivo. No entanto, estudos não mostraram que esses suplementos ajudam a melhorar o desempenho esportivo em atletas mais jovens.
Durante a puberdade, os atletas crescem e se tornam mais fortes e seu desempenho, muitas vezes, melhora muito rapidamente. A creatina não parece oferecer nenhum benefício adicional nesta faixa etária. A maioria dos atletas jovens que tem uma dieta saudável e equilibrada não precisa e não se beneficiaria com suplementos proteicos. No entanto, os vegetarianos podem estar em risco de não comer proteínas suficientes e podem se beneficiar do planejamento de refeições com um nutricionista.
2- Bebidas energéticas e estimulantes
A cafeína é encontrada em uma variedade de alimentos e bebidas. Cerca de 3 de cada 4 crianças consomem cafeína todos os dias.
A FDA regula a quantidade de cafeína em itens vendidos como alimentos e bebidas; no entanto, não tem controle sobre itens vendidos como suplementos, como bebidas energéticas. É muito difícil saber quanto da cafeína está presente em muitos desses produtos. Consumir muita cafeína, como a encontrada em pós, pílulas e múltiplas bebidas energéticas, pode ser perigoso.
Embora a cafeína pareça melhorar algumas partes do desempenho esportivo em adultos, os efeitos variam muito e não são tão bem estudados em crianças.
Jovens atletas que tomam remédios para transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade precisam ter muito cuidado ao usar bebidas energéticas que contenham estimulantes. Eles também precisam acompanhar a ingestão de líquidos e como respondem a calor severo e condições úmidas ao se exercitar ou competir.
3- Vitaminas e minerais
Os atletas não precisam de vitaminas e suplementos minerais se estiverem comendo refeições saudáveis e equilibradas. Baixos níveis de ferro estão associados a diminuições no desempenho atlético, mas altas doses de ferro, ou de qualquer outra vitamina ou mineral, não demonstraram melhorar o desempenho esportivo em atletas saudáveis.
4- Esteroides anabolizantes
Os esteroides anabolizantes são drogas ilegais sem receita médica. Os atletas costumam usar esteroides anabolizantes para aumentar a força e o tamanho muscular. Os não atletas podem usar esteroides anabolizantes porque querem parecer mais musculosos. No entanto, existem efeitos colaterais. Estas substâncias param o crescimento em crianças e adolescentes que ainda estão ganhando altura. Também podem causar problemas a longo prazo com o coração, a pele e outros órgãos, que podem ser graves e podem ser irreversíveis.
O uso irrestrito de suplementos dietéticos deve ser desaconselhado, uma vez que expõe o adolescente a vários efeitos adversos, além da falta de evidência de que tal prática levará a melhora no desempenho. Uma nutrição balanceada, com aquisição da energia e dos nutrientes necessários, é geralmente suficiente para boa performance nas atividades físicas. A reposição com suplementos dietéticos deve ser reservada para atletas competitivos que não consomem uma dieta balanceada, após a comprovação de alguma deficiência específica.
Leia também:
Suplementos para melhorar o desempenho: informações para pais
Prevenir adolescentes quanto ao uso de substâncias nas academias
Fontes:
ARTIGO DE REVISÃO Uso de suplementos alimentares por adolescentes
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572009000400004
http://www.scielosp.org/pdf/csp/v31n7/0102-311X-csp-31-7-1371.pdf
Clinical Report—Sports Drinks and Energy Drinks for Children and Adolescents: Are They Appropriate?
COMMITTEE ON NUTRITION AND THE COUNCIL ON SPORTS MEDICINE AND FITNESS
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 23 de outubro de 2024