PESQUISAR
O ambiente hospitalar pode ser intimidante e estressante para crianças que estão enfrentando doenças ou lesões. A rotina pode privá-las de experiências comuns da infância, como celebrar datas comemorativas. No entanto, a celebração desses momentos dentro do hospital pode ter um impacto significativo no bem-estar emocional e mental dessas crianças.
A comemoração promove uma atmosfera mais acolhedora e isso pode ajudar as crianças a se sentirem menos isoladas e mais conectadas com o mundo exterior, proporcionando um senso de normalidade em meio a circunstâncias tão difíceis.
As datas comemorativas têm um significado emocional para crianças e suas famílias. Celebrá-las, mesmo que dentro de um hospital, pode ajudar a elevar o ânimo dos pacientes, promovendo sentimentos de alegria, esperança e pertencimento. Isso pode contribuir ainda para um ambiente mais positivo e encorajar uma atitude mais otimista em relação ao tratamento médico.
A capacidade de adaptar-se a novas circunstâncias e encontrar alegria – mesmo que em tempos difíceis – é uma habilidade importante para as crianças em tratamento. A celebração dentro do hospital pode promover a resiliência, ensinando-as a encontrar alegria e significado em situações adversas. Participar dessas celebrações também pode reduzir sentimentos de solidão e proporcionar um senso de pertencimento e comunidade.
Dentro do Sabará, a Rede de Humanização realiza atividades com os pacientes todos os dias e, principalmente, nas datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Avós, Dia das Crianças e Natal. Seguindo todas as orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), realizamos ações na brinquedoteca, na área externa e até mesmo dentro dos quartos de isolamento, que não podem ficar fora das comemorações.
Além de muita alegria, o programa de Voluntariado também leva muita informação para dentro dos quartos, unindo comemoração e aprendizado. Os voluntários produzem um livreto com personalidades brasileiras, contando a história da data em questão – claro que em uma linguagem voltada ao público infantil.
Todas as comemorações proporcionam oportunidades únicas para criarmos boas memórias e para que as crianças e seus familiares tenham uma lembrança positiva da estadia no hospital. E essas memórias ainda podem servir como fonte de conforto e inspiração!
A comemoração não só oferece um senso de normalidade e alegria como também resgata a identidade da criança (e sua família), que, de alguma forma, foi perdida na internação.
É importante que os hospitais reconheçam a relevância dessas celebrações e criem um ambiente que valorize e apoie o bem-estar emocional das crianças em tratamento. Ao fazer isso, podemos tornar a experiência hospitalar menos intimidante e mais humanizada, tanto para as crianças como para suas famílias.