PESQUISAR
Pode uma conversa informal sobre humanidades ao redor de uma mesa contribuir para a formação de um profissional da saúde? Essa é a nossa aposta!
Às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, nos reunimos virtualmente para conversar sobre arte, filosofia e cinema.
Nada a ver com saúde? Talvez, tudo a ver: através de um diálogo intenso com as obras de pensadores e artistas do passado e do presente, os Encontros de Aprimoramento Cultural e Filosófico procuram dirigir nosso olhar para o interior do ser humano, a fim de que possamos compreender um pouco melhor a estrutura e as motivações profundas do seu comportamento.
Essa atividade é promovida pelo Centro de Ensino do Instituto PENSI, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES). Os interessados em participar dos encontros podem escrever para o seguinte endereço: eventos@pensi.org.br
Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (GEFIS)
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal possui, desde março de 2018, um Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (GEFIS). O GEFIS possui como atividade central a discussão livre de questões ligadas à filosofia da saúde, especialmente ética e bioética. Questões associadas à saúde das crianças e dos adolescentes são a pauta prioritária das pesquisas e reflexões filosóficas desenvolvidas pelo grupo.
Além dessas atividades de pesquisa e reflexão filosófica, o GEFIS desenvolve outras iniciativas, como oficinas de narrativas em saúde e encontros de formação em bioética, filosofia, e, de forma mais geral, em humanidades e saúde, destinadas à comunidade interna do Sabará Hospital Infantil. O grupo também desenvolve atividades abertas ao público em geral.