PESQUISAR
A discussão sobre os adolescentes está muito presente no cotidiano dos pais, e com a série “Adolescência”, isso se intensificou ainda mais. Mas o que é adolescência propriamente dita? É o período de transição entre a infância e a idade adulta. Ela inclui algumas grandes mudanças — no corpo e na maneira como um jovem se relaciona com o mundo.
As muitas mudanças físicas, sexuais, cognitivas, sociais e emocionais que acontecem durante esse período podem trazer antecipação e ansiedade para os jovens e suas famílias. Entender o que esperar em diferentes estágios pode promover um desenvolvimento saudável durante a adolescência e no início da idade adulta.
Durante esta fase, as crianças geralmente começam a crescer fisicamente mais rapidamente. Elas também começam a notar outras mudanças no corpo, incluindo crescimento de pelos nas axilas e perto dos genitais, desenvolvimento dos seios nas mulheres e aumento dos testículos nos homens.
Essas mudanças, muitas vezes, começam um ou dois anos antes nas meninas do que nos meninos, e pode ser normal que algumas comecem já aos 8 anos para elas enquanto para eles aos 9 anos. Muitas meninas podem começar a menstruar por volta dos 12 anos, sendo em média 2 a 3 anos após o início do desenvolvimento dos seios.
Essas transformações corporais podem inspirar curiosidade e ansiedade em alguns ― especialmente se eles não sabem o que esperar ou o que é normal. Algumas crianças também podem questionar sua identidade de gênero neste momento, e o início da puberdade pode ser um momento difícil para crianças transgênero.
Adolescentes na primeira adolescência têm um pensamento concreto, preto e branco. As coisas são certas ou erradas, ótimas ou terríveis, sem muito espaço entre elas. É normal nesta fase que os jovens centralizem seu pensamento em si mesmos (chamado de “egocentrismo”). Como parte disso, pré-adolescentes e primeiros adolescentes são frequentemente autoconscientes sobre sua aparência e sentem como se estivessem sempre sendo julgados por seus pares.
Pré-adolescentes sentem uma necessidade maior de privacidade. Nesse processo, eles podem começar a explorar maneiras de serem independentes de sua família forçando limites e reagindo fortemente se os pais ou responsáveis reforçarem sua autoridade.
Mudanças físicas da puberdade continuam durante a adolescência média. A maioria dos homens terá iniciado seu surto de crescimento, e as mudanças relacionadas à puberdade continuam. Eles podem ter algumas falhas na voz, por exemplo, conforme suas vozes ficam mais baixas. Alguns desenvolvem acne. Mudanças físicas podem estar quase completas para as mulheres, e a maioria das meninas agora tem períodos regulares.
Nessa idade, muitos adolescentes se interessam por relacionamentos românticos e sexuais. Eles podem questionar e explorar sua identidade sexual, o que pode ser estressante se eles não tiverem apoio de colegas, familiares ou da comunidade. Outra maneira típica de explorar sexo e sexualidade para adolescentes de todos os gêneros é a autoestimulação, também chamada de masturbação.
Muitos adolescentes de meia-idade têm mais discussões com os pais enquanto lutam por mais independência. Eles podem passar menos tempo com a família e mais com os amigos. Eles são muito preocupados com a aparência, e a pressão dos colegas pode atingir o pico nessa idade.
O cérebro continua a mudar e amadurecer nesta fase, mas ainda há muitas diferenças em como um adolescente normal pensa em comparação a um adulto. Muito disso ocorre porque os lobos frontais são as últimas áreas do cérebro a amadurecer — o desenvolvimento não está completo até que a pessoa esteja bem na casa dos 20 anos! Os lobos frontais desempenham um grande papel na coordenação de tomadas de decisões complexas, controle de impulsos e capacidade de considerar várias opções e consequências.
Adolescentes do meio são mais capazes de pensar abstratamente e considerar “o quadro geral”, mas ainda podem não ter a capacidade de aplicá-lo no momento. Por exemplo, em certas situações, crianças no meio da adolescência podem se pegar pensando coisas como:
Embora eles consigam seguir a lógica de evitar riscos fora dessas situações, emoções fortes muitas vezes continuam a orientar suas decisões quando os impulsos entram em jogo.
Cada vez mais o processo da adolescência está se prolongando e é difícil de dizer quando o jovem deixa de ser adolescente e passa a ser adulto. Adolescentes tardios geralmente completaram o desenvolvimento físico e cresceram até sua altura adulta completa. Eles normalmente têm mais controle de impulso e podem ser mais capazes de avaliar riscos e recompensas com precisão. Em comparação com adolescentes do meio, os jovens no final da adolescência podem se pegar pensando:
Adolescentes entrando no início da vida adulta têm um senso mais forte de sua própria individualidade e podem identificar seus próprios valores. Eles podem se tornar mais focados no futuro e basear decisões em suas esperanças e ideais.
Amizades e relacionamentos românticos se tornam mais estáveis. Eles se tornam mais separados emocionalmente e fisicamente de sua família. No entanto, muitos restabelecem um relacionamento “adulto” com seus pais, considerando-os mais um igual a quem pedir conselhos e discutir tópicos maduros, em vez de uma figura de autoridade.
As crianças e seus pais muitas vezes lutam com a dinâmica de mudança dos relacionamentos familiares durante a adolescência. Mas os pais ainda são um apoio crítico durante esse período. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
Os anos da adolescência podem parecer uma montanha-russa. Ao manter relacionamentos positivos e respeitosos entre pais e filhos durante esse período, sua família pode (tentar) aproveitar o passeio!
Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2019)
O DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE – Sociedade Brasileira de Pediatria