PESQUISAR
A depressão materna tem efeitos bem documentados e conhecidos sobre a saúde mental e o bem-estar físico das crianças. Um novo estudo, “Paternal Mental Health and Depressive Symptoms and Child Behavioral or Emotional Problems in the USA”, que foi publicado na revista Pediatrics de dezembro de 2011, descobriu que crianças que vivem com pais com sintomas depressivos ou outras doenças da mente são mais propensas a ter problemas emocionais ou de comportamento.
Este estudo, conduzido por pesquisadores da New York University School of Medicine, examinou quase 22 mil crianças que vivem com pai e mãe e descobriu riscos de problemas emocionais ou de comportamento maiores para aquelas em que um dos pais tem doença mental.
Leia também: As experiências dos pais podem causar problemas de comportamento?
Os dados encontrados pelo estudo mostram que 25% das crianças com problemas emocionais ou comportamentais tinham pais com sintomas depressivos, se comparado aos 6% das que não tinham nem pai, nem mãe com depressão. Em lares onde só o pai tinha, 11% dos pequenos apresentavam alguma característica e em casas onde a mãe possuía, a taxa foi de 19% das crianças.
Os autores do estudo concluem que mais pesquisas são necessárias para desenvolver maneiras de identificar os pais com problemas de saúde mental e, assim, fazer uma prevenção dessas crianças.
Fonte: “Paternal Mental Health and Depressive Symptoms and Child Behavioral or Emotional Problems in the USA” in the December 2011 Pediatrics (published online Nov. 7)
Atualizado em 26 de fevereiro de 2024