Agora, nestes tempos de pandemia, todos ficamos com medo de aparecer nos hospitais e, como consequência, as crianças que procuram o Sabará Hospital Infantil muitas vezes demoram para ir. Quando vão, estão com quadros mais graves de doenças que poderiam ser resolvidas rapidamente. Sangue no xixi – a hematúria – é uma delas. Não é incomum que as crianças às vezes tenham sangue na urina. Isso pode acontecer por diferentes causas, muitas das quais desaparecem espontaneamente ou são facilmente tratadas.
Mas o que é hematúria?
O sangue na urina é denominado hematúria. Às vezes a urina parece normal, na privada ou no pinico, mas o sangue é detectado numa análise laboratorial. Essa é a versão microscópica do problema. A Hematúria macroscópica pode ser vista a olho nu. A urina fica rosa, vermelha, cor de chá ou Coca-Cola.
O sangue na urina pode vir de qualquer parte do trato urinário. Dos rins, dos ureteres (tubos que conectam os rins à bexiga), da própria bexiga (onde a urina é armazenada) ou da uretra (o tubo que vai da bexiga para o exterior do corpo). Muitas crianças saudáveis têm hematúria microscópica que desaparece em poucas semanas.
Tenha em mente: xixi de cor vermelha ou escura nem sempre significa que há sangue na urina. Às vezes, certos medicamentos ou corantes alimentares podem fazer com que a cor mude. Mas é importante conversar com seu pediatra se você não tem certeza da causa.
O que causa hematúria? As causas de hematúria em crianças incluem:
- Exercício vigoroso.
- Infecções do trato urinário.
- Níveis elevados de cálcio na urina (chamados hipercalciúria).
- Pedras nos rins.
- Trauma ou lesão.
- Problemas estruturais ou bloqueio do trato urinário.
- Condições genéticas.
- Doença renal inflamatória (glomerulonefrite).
- Câncer (muito raro).
Que exames podem ser feitos?
O mais simples é um exame que pode ser feito no consultório do médico com um papel especial que detecta se há sangue na urina. Um exame de urina tipo I também pode ser pedido pelo pediatra.
- Ultrassom renal e da bexiga. Ele procura cistos, cálculos renais, tumores e muitas outras causas de hematúria.
- Cultura de urina. Este teste procura infecção do trato urinário.
- Creatinina sérica. Esse exame de sangue verifica se os rins estão funcionando bem.
- Hemograma completo. Este exame de sangue verifica se há anemia (glóbulos vermelhos insuficientes) e evidências de infecção (contagem elevada de glóbulos brancos).
- Proteínas do complemento. Esse exame de sangue ajuda a diagnosticar algumas causas de doenças renais chamadas glomerulonefrite (inflamação dos rins).
- Cálcio na urina. Este teste verifica se há níveis elevados de cálcio na urina. Pode resultar em cálculos renais ou sangue na urina, mesmo na ausência de cálculos.
- Proteína da urina. Às vezes, esse exame pode ajudar a distinguir entre hematúria causada pelo próprio rim ou pelo tubo do trato urinário (ureteres, bexiga, uretra).
- Biópsia renal. Este exame é necessário quando o médico pensa que pode haver danos nos filtros dos rins. Uma biópsia renal é realizada no hospital.
- Cistoscopia. Este exame procura sangramento do ureter, bexiga ou uretra. É incomum que as crianças precisem de cistoscopia. Para esse exame, o médico (um urologista pediátrico) insere um tubo estreito com uma pequena câmera na extremidade para examinar a bexiga e a uretra em busca da causa da hematúria.
Quais são as opções de tratamento?
- Tudo depende do que está causando a hematúria. Muitas vezes, nenhum tratamento é necessário. As infecções são tratadas com antibióticos. Se houver um alto nível de cálcio na urina, mudanças na dieta podem ser recomendadas, como pouco sal nos alimentos e beber mais água. Às vezes, a medicação também pode ser prescrita para ajudar a reduzir os níveis de cálcio na urina.
- Em pacientes com glomerulonefrite, o tratamento inclui medicamentos que diminuem a inflamação nos rins e em algumas crianças, também são administrados medicamentos para controlar a hipertensão. Os cálculos renais nem sempre requerem tratamento, mas podem precisar ser removidos se estiverem causando dor ou infecções.
- Em cerca de um em cada quatro casos, os médicos podem não conseguir encontrar a causa da hematúria. Se todos os testes forem normais e o sangue permanecer na urina, exames anuais são recomendados para garantir que o paciente não comece a desenvolver doença renal.
Quando devo contatar o médico?
Se o seu filho continuar a ter sangue na urina ou apresentar sintomas urinários (como ir ao banheiro com muita frequência, sentir dor ao urinar ou sentir dor na barriga e nas costas).
- Se houver febre, dor nas costas ou nas laterais.
- Se o seu filho está ficando inchado e parece estar urinando menos.
- Se seu filho está incomumente irritado, tendo dores de cabeça frequentes ou diminuindo a energia.
- Se houver outros sintomas, como dor nas articulações ou erupção na pele.
No Sabará Hospital Infantil contamos não só com uma equipe de pediatras preparada para atender seu filho e oferecer toda a orientação que for necessária, como também nossos nefrologistas e urologistas – tanto do hospital como do Centro de Excelência – são capazes de resolverem todos os problemas do aparelho urinário da criança e do adolescente.
Saiba mais:
Fonte: Academia Americana de Pediatria, Sociedade Americana de Nefrologia Pediátrica e a National Kidney Foundation Patient Education Collaborative (Copyright © 2020)