PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Jogos clássicos para brincar com seu filho
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Jogos clássicos para brincar com seu filho

Jogos clássicos para brincar com seu filho

12/10/2016
  3498   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O que fazer com as crianças no tempo livre? Nos dias de hoje, as crianças estão acostumadas a pegar um smartphone, tablet ou computador e jogar Minecraft, ou qualquer outro jogo ou aplicativo da moda.

Não sou um “tecnochato”, acho que todas as crianças devem ter oportunidades de usar brinquedos eletrônicos, desde que monitoradas por um adulto e com limites impostos, conforme acordado com os pais e cuidadores. Mas existem jogos que, certamente, os pais e avós destas crianças brincaram em outras épocas e que podem distraí-las sem ter uma tela na frente e sem necessitar de muito espaço, dinheiro ou equipamentos.

Outro dia li na revista americana “Today’s Parent” brincadeiras para serem feitas nas férias de verão e me surpreendi que várias eram muito semelhantes às que nós jogamos aqui no Brasil. Então aqui vão algumas sugestões:

 

Bolinha de gude

O que você precisa: dois ou mais jogadores, giz (ou um pedaço de pau), bolinhas de gude

Como jogar: desenhe um círculo (ringue) com cerca de 1 metro de diâmetro no cimento com giz (se você estiver jogando na areia, use um pedaço de pau). Disponha algumas bolinhas de cada jogador no ringue.  Faça com que cada jogador escolha uma bola de gude “atiradora” que pareça diferente das outras (de preferência maior). Atire a sua bolinha de fora do círculo: ajoelhe no chão segurando a bola atiradora na dobra do seu dedo indicador, e atire a bolinha com o polegar. O objetivo é bater nas outras bolinhas e jogá-las para fora do círculo. Se você for bem sucedido, recolherá as bolinhas que você nocauteou (acertou) e jogará novamente. Retire a sua bolinha atiradora no final do seu turno. Quando o círculo estiver vazio, conte suas bolinhas; o jogador com o maior número de bolas de gude é o vencedor.

Veja o vídeo de como jogar:

https://www.youtube.com/watch?v=Cw1w2Cevxzw

 

Cinco Marias

O que você precisa: de 2 a 5 jogadores, 5 saquinhos de arroz com 2cm

Como jogar: os jogadores sentam no chão e jogam um primeiro saquinho para o ar enquanto os outros quatro estão no chão à sua frente. Enquanto ele estiver no ar o jogador deve pegar um dos saquinhos e segurar o que estiver caindo com a mesma mão. Em seguida jogue um saquinho para o ar e pegue 2 saquinhos do chão, enquanto cai o saquinho e assim por diante. Se conseguir fazer isto com os 5 saquinhos, inicia o jogador seguinte. Quando todos tiverem jogado, permanecem os que conseguiram e começa uma nova fase em que cada jogador terá que fazer uma cerca com o braço e quando jogar o saquinho para cima terá que passar um saquinho para o outro lado da cerca (braço), e vai fazendo até passar os 5 saquinhos. Na terceira fase do jogo, faz-se uma ponte com os dedos da mão e enquanto saquinho estiver no alto terá que fazer o saquinho do chão passar entre os dedos e pegar o saquinho que jogou para o ar.

https://www.youtube.com/watch?v=7lWCfZsGcHA

https://www.youtube.com/watch?v=Pe5acz-sZQk

 

Alvo

O que você precisa: um ou mais jogadores, giz, papel, caneta, saquinho (vale uma meia velha com arroz ou feijões com um nó na ponta)

Como jogar: desenhe um alvo (1 m) com três círculos concêntricos. Numere-os de um a três, quanto menor o círculo maior o número. Marque um ponto cerca de três metros do alvo para lançar os saquinhos. Os jogadores se revezam jogando os saquinhos e obtêm os pontos indicados no círculo acertado. O jogador com o maior registro no final ganha.

 

Amarelinha

O que você precisa: um ou mais jogadores, giz, marcador (saquinho de arroz, chaveiro, pedra)

Como jogar: desenhe uma quadra de amarelinha de quadrados numerados de 1 a 10. Lance o seu marcador na casa 1. Se ele cair sem tocar as linhas (caso contrário, você perde a sua vez), salte em um pé em cada quadrado – a menos que as casas estejam lado a lado, onde você pode colocar os dois pés no chão (um em cada quadrado) – até o final da quadra de amarelinha, sem pisar na casa que contém seu marcador. Em seguida, vire-se e salte de volta, pegando o seu marcador no caminho. No seu próximo turno, jogue o seu marcador no quadrado dois, e assim por diante. Você perde a vez se pisar em uma linha ou perder um quadrado. O vencedor é o primeiro a chegar com o seu marcador na casa 10.

https://www.youtube.com/watch?v=Eqw-FNksZPA

Leia também: Jogos clássicos para ensinar a seu filho

Atualizado em 26 de setembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.