
Blog Saúde Infantil
Dificuldades de aprendizagem e diferenças: o que os pais precisam saber
- Atrasos no desenvolvimento da linguagem. Por volta dos 2 anos e meio de idade, seu filho em idade pré-escolar deve ser capaz de falar frases ou sentenças curtas.
- Problemas com a fala. Aos 3 anos de idade, seu filho deve falar bem o suficiente para que os adultos possam entender a maior parte do que dizem.
- Problemas para aprender cores, formas, letras e números.
- Problemas para rimar palavras.
- Problemas de coordenação. Aos 5 anos de idade, seu filho deve ser capaz de abotoar roupas, usar tesouras e pular. Deve ser capaz de copiar um círculo, quadrado ou triângulo.
- Períodos de atenção curtos. Entre 3 e 5 anos de idade, seu filho deve ser capaz de ficar parado e ouvir uma história curta. À medida que seu filho fica mais velho, ele deve ser capaz de prestar atenção por mais tempo.
- Frustração ou raiva ao tentar aprender.
- Seguir as orientações de uma lição.
- Organizar e manter-se organizado em casa e na escola.
- Compreender as instruções verbais.
- Aprender fatos e lembrar-se de informações.
- Ler, soletrar ou pronunciar palavras.
- Escrever claramente (pode ter uma caligrafia ruim).
- Fazer cálculos matemáticos ou problemas com palavras.
- Concentrar-se e terminar os trabalhos escolares.
- Explicar as informações claramente por meio de discurso ou por escrito.
- Concentre-se nos pontos fortes. Todas as crianças têm coisas que fazem bem e coisas que são difíceis para elas. Encontre os pontos fortes de seu filho e ajude-o a aprender a usá-los. Seu filho pode ser bom em matemática, música ou esportes. Pode ser hábil em arte, trabalhar com ferramentas ou cuidar de animais. Certifique-se de elogiar seu filho sempre que ele se sair bem ou for bem-sucedido em uma tarefa.
- Desenvolva habilidades sociais e emocionais. As diferenças de aprendizagem combinadas com os desafios do crescimento podem deixar seu filho triste, zangado ou retraído. Ajude seu filho, fornecendo amor e apoio, reconhecendo que aprender é difícil porque seu cérebro aprende de uma maneira diferente. Tente encontrar clubes, times e outras atividades que enfoquem a amizade e a diversão. Essas atividades também devem gerar confiança. E lembre-se de que a competição não envolve apenas vencer.
- Use recursos e grupos de apoio para ajudá-lo a aprender mais sobre como cuidar de uma criança com dificuldades de aprendizagem. Diferenças de aprendizado e pensamento são comuns. Você e seu filho não estão sozinhos nesta jornada.
- Planeje o futuro. Muitos pais cujos filhos aprendem e pensam de maneira diferente preocupam-se com o futuro. Ajude seu filho a se planejar para a vida adulta, incentivando-o a considerar seus pontos fortes e interesses na educação e nas escolhas profissionais. Lembre-os de que aprender de maneira diferente não está ligado ao quão inteligentes eles são. Na verdade, muitas pessoas com dificuldades de aprendizagem são muito brilhantes e crescem para ter muito sucesso no que fazem. Programas especiais de carreira e trabalho podem ajudar a construir confiança, ensinando habilidades de tomada de decisão e de trabalho.
Dr. José Luiz Setúbal
(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.
#crianças #criança #escola #aprendizagem #ensino #aluno #dificuldades de aprendizagem