PESQUISAR

Mafalda completou 60 anos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Mafalda completou 60 anos

Mafalda completou 60 anos

24/01/2025
  1459   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Todos os jovens da minha geração cresceram lendo as tirinhas da Mafalda, a personagem criada pelo argentino Quino, falecido em 2020. Juntamente com o Menino Maluquinho do Ziraldo, Charlie Brown e Snoopy, de Schulz, Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, e da Turma da Mônica, do Maurício de Sousa, Mafalda faz parte de personagens infantis que, cada um a seu jeito, viam o mundo que os cercava e faziam comentários universais.

Mafalda, uma menina de classe média argentina dos anos 60/70, olhava para o mundo através dos acontecimentos da época, como o movimento hippie de paz e amor, o movimento dos direitos civis americanos como o black power, os movimentos estudantis de 1968, os Beatles, a Guerra do Vietnam, as ditaduras latino-americanas (Argentina e Brasil), a guerra fria e muito mais.

Além de Mafalda, outros personagens fundamentais nas tirinhas também conquistaram o público. Entre eles, estão seus pais, que vivem as dificuldades e alegrias de criar uma criança questionadora, e seu irmãozinho Guille, um bebê curioso.

Temos também seus amigos: Felipe, um garoto sonhador e tímido, típico representante dos anos 60; Manolito, o prático e obcecado por negócios, filho do dono armazém, era obcecado pelo capitalismo e fã de Rockfeller; Susanita, uma menina materialista cuja ambição maior é casar e ter filhos, a representação da mulher ultrapassada pelos movimentos que estavam ocorrendo e ela nem se dava conta; Miguelito, um ingênuo que sempre se envolve em divagações filosóficas, outro representante da geração 60/70, e Libertad, filha de pais hippies.

Juntos, esses personagens criam um universo crítico e engraçado que reflete a sociedade argentina e mundial daquela época, mas que ainda se mantém com certa atualidade até hoje.

Como aconteceu com o Calvin, Mafalda, após 10 anos de publicação, parou de ter novas publicações por iniciativa de seu criador Quino. Mas dela ficaram, pelo menos para mim, frases incríveis como:

  • Parem o mundo! Quero sair.
  • Sim à democracia! Sim à justiça! Sim à liberdade! Sim à vida!
  • Rápido, amigos! Acontece que se não começarmos a mudar o Mundo, depois é o Mundo que muda a gente!
  • Se a vida começa aos quarenta, por que diabo nos mandam vir com tanta antecedência?

Mafalda é uma menina crítica e curiosa que questiona o mundo adulto e denuncia as desigualdades e injustiças. A personagem é um ícone cultural da América Latina e segue relevante em discussões políticas e sociais ao redor do mundo.

Fonte:

https://www.estadao.com.br/cultura/literatura/mafalda-a-menina-que-nao-envelhece-e-aos-60-continua-a-questionar-o-mundo/

Saiba mais:

Atualizado em 29 de maio de 2025

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ SETÚBAL
fundação José Luiz Setúbal
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Infinis

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto Pensi.