PESQUISAR
Em fevereiro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e a Academia Americana de Pediatria (AAP) emitiram diretrizes revisadas para sua campanha de vigilância sobre os alertas do desenvolvimento infantil: “Aprenda os sinais, aja cedo”.
As novas diretrizes, publicadas na revista Pediatrics, foram redigidas em linguagem “fácil de entender” e identificam os comportamentos que 75% ou mais das crianças devem apresentar em determinadas idades, com base em recursos de desenvolvimento, dados existentes e experiência clínica de observações em crianças americanas. As listas de verificação de marcos do desenvolvimento anteriores, desenvolvidas em 2004, usavam marcos do percentil 50 ou de idade média.
O CDC, em colaboração com a AAP, convocou um grupo de oito especialistas em várias áreas do desenvolvimento infantil, incluindo um pediatra de desenvolvimento e pesquisador do Kennedy Krieger Institut, para desenvolver diretrizes novas e mais claras.
“Os objetivos do grupo eram identificar marcos informados por evidências para incluir nas listas de verificação do CDC, esclarecer quando se espera que a maioria das crianças atinja um marco (para desencorajar uma abordagem de esperar para ver) e apoiar o julgamento clínico em relação à triagem entre os recomendados”, escreveu a principal autora, Jennifer M. Zubler, médica do Centro Nacional de Defeitos Congênitos e Deficiências do Desenvolvimento em Atlanta.
Os especialistas estabeleceram 11 critérios para esses marcos e ferramentas de vigilância do CDC, incluindo marcos que a maioria das crianças (75% ou mais) deveria alcançar por idades definidas em visita de supervisão de saúde e aqueles que são facilmente reconhecidos em ambientes naturais. Confira os critérios para marcos de desenvolvimento e ferramentas de vigilância:
As diretrizes anteriores foram criticadas por alguns médicos como sendo “não úteis para famílias individuais que tinham preocupações com o desenvolvimento de seus filhos” e, em alguns casos, levaram a atrasos nos diagnósticos, pois os tomadores de decisão optaram por uma abordagem de “esperar para ver”.
Quanto mais cedo uma criança for identificada com um atraso no desenvolvimento, melhor, pois o tratamento e as intervenções de aprendizado podem começar.
Mudanças adicionais incluíram novas listas de verificação para crianças entre 15 e 30 meses, marcos sociais e emocionais adicionais, bem como a remoção de linguagem complexa e marcos duplicados. Os especialistas também desenvolveram novas perguntas abertas para ajudar nas discussões com as famílias.
A revisão do desenvolvimento de uma criança com esses marcos abre um diálogo contínuo entre os pais e o profissional de saúde sobre o desenvolvimento presente e futuro de seu filho.
Originalmente lançada em 2005, a campanha de conscientização sobre os marcos do desenvolvimento infantil fornece recursos gratuitos para médicos e famílias para apoiar a detecção precoce de crianças com atrasos no desenvolvimento e deficiências. Depois que as novas diretrizes foram elaboradas, elas foram apresentadas a pais de vários grupos raciais, níveis de renda e formação educacional para confirmar a facilidade de uso e a compreensão.
Esses critérios e listas de verificação revisadas podem ser usados para apoiar a vigilância do desenvolvimento, julgamento clínico sobre triagem adicional do desenvolvimento e pesquisa em processos de vigilância do desenvolvimento.
Saiba mais: