PESQUISAR
A obesidade infantil é uma preocupação no mundo todo e isto faz com que pesquisadores tentem relacionar as coisas mais diversas à doença.
Uma destas relações é que, se tiver irmãos mais novos, seria possível reduzir o risco das crianças se tornarem obesas ou com sobrepeso.
Um novo estudo apresentado na edição de abril de 2016 da Pediatrics, “Effects of Sibling Birth on BMI Trajectory in the First Six Years of Life“, é o primeiro a mostrar como o índice de massa corporal (IMC) muda ao longo do tempo em relação ao nascimento de um irmão mais novo.
O estudo analisou dados de 697 crianças nos Estados Unidos e encontrou que o nascimento de um irmão mais jovem, especialmente entre 24 e 54 meses de idade, estava ligado a IMC mais saudável a partir do momento do nascimento do irmão até a criança mais velha chegar à primeira série. As crianças que não experimentaram o nascimento de um irmão tinham quase três vezes mais probabilidades de obesidade ao primeiro grau em comparação com crianças que passaram pelo nascimento de um irmão quando tinham cerca de 2 a 4 anos de idade.
Os autores do estudo disseram que uma possível explicação poderia ser que os pais podem mudar a maneira como eles alimentam seus filhos após o nascimento de outra criança. Outra explicação pode ser que as crianças assumem um papel de “professor” ou “cuidador” uma vez que um irmão mais novo nasce, o que muitas vezes envolve mais brincadeiras ativas e movimento, contribuindo para IMCs mais saudáveis.
No Hospital Infantil Sabará e Instituto PENSI, estamos realizando pesquisas de hábitos familiares e associação com obesidade.
Leia também: Preparando sua família para um novo bebê
Fonte: April 2016 issue of Pediatrics, “Effects of Sibling Birth on BMI Trajectory in the First Six Years of Life”
As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 12 de setembro de 2024