PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Obesidade infantil, como previnir
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Obesidade infantil, como previnir

Obesidade infantil, como previnir

14/09/2015
  3448   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em recomendações atualizadas, a Academia Americana de Pediatria (AAP) oferece passos práticos para que as famílias possam tomar medidas para ajudar as crianças a manter um peso saudável.

A orientação vem como parte do relatório clínico da AAP, “O papel do pediatra na prevenção primária da obesidade”, publicado em julho deste ano, e oferece orientação aos pediatras e famílias sobre como incluir hábitos saudáveis ​​na vida diária, com uma dieta bem equilibrada, aumento da atividade física e redução de comportamentos sedentários.

Nunca é cedo demais para uma família fazer as mudanças que ajudarão a manter ou atingir um peso saudável, disse uma das autoras do relatório. As famílias podem melhorar seus hábitos alimentares de várias maneiras. É importante que a rotina de alimentação saudável e atividade física sejam adaptadas à criança e a seus familiares, respeitando as características de desenvolvimento e aspectos culturais das famílias.

A prevalência de obesidade infantil tem aumentado significativamente nas últimas décadas, e agora é reconhecida como uma prioridade de saúde pública. Os pais e as famílias são encorajados a ter comportamentos saudáveis e os pediatras estão em uma boa posição para ajudá-los a encontrar maneiras de fazer isso juntos.

As famílias podem tomar medidas simples para comer de maneira saudável e trazer para dentro de casa esses hábitos.

A AAP recomenda:

  1. Comprar menos bebidas adoçadas com açúcar (refrigerantes e sucos industrializados), lanches de alto teor calórico e doces. Se quiser ter esses alimentos para uma celebração especial, compre-os pouco antes do evento e descarte depois;
  2. Alimentos saudáveis ​​e bebidas (água, frutas, legumes e outros lanches de baixa caloria) devem estar prontamente disponíveis e à vista de todos na mesa da cozinha ou na parte da frente da geladeira;
  3. Alimentos de alto teor calórico devem ser menos visíveis – envoltos em papel alumínio ao invés de embalagens transparentes, e colocados na parte de trás da geladeira ou despensa;
  4. Incentivar as crianças a comer cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia.

A AAP recomenda também reduzir comportamentos sedentários. Crianças que dormem menos de 9 horas por noite são mais propensas a ter excesso de peso ou obesidade, por isso é importante limitar o uso de equipamentos eletrônicos estimulantes.

Junto às modificações de dieta e hábitos, a AAP incentiva pediatras a trabalharem com as famílias para identificar oportunidades para a atividade física. As famílias podem desfrutar de atividades físicas em conjunto para atender os recomendados 60 minutos de atividade por dia. Isso pode incluir a participação em esportes de equipe, ir a um parque, fazer trilhas a pé ou de bicicleta, passear com o cachorro, usar as escadas ou caminhar para um destino, ao invés de ir de carro.

Mesmo quando as famílias têm conhecimento de comportamentos saudáveis, podem precisar da ajuda de pediatras para motivá-las a implementar mudanças de comportamento. Os pais e outros membros da família são fortemente encorajados a adotar o mesmo estilo de vida, como a alimentação e os exercícios físicos – isto ajuda as mudanças nos hábitos da criança.

Leia também: Rotina familiar pode prevenir obesidade

Fonte: Pediatrics – ago. 2015

AAP Updates recommendations on obesity prevention: It’s never too early to begin living a healthy lifestyle.

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 16 de agosto de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.