PESQUISAR

Orientações do sono na infância
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Orientações do sono na infância

Orientações do sono na infância

19/10/2016
  6023   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A Academia Americana de Pediatria (AAP) emitiu uma declaração de apoio à Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) com diretrizes delineando a duração do sono recomendada para crianças e adolescentes.

As diretrizes “Quantidade de sono recomendada para populações pediátricas” foram publicadas em junho passado no Journal of Clinical Sleep Medicine. A AAP subscreve as orientações e incentiva pediatras a discutirem estas recomendações e hábitos de sono saudáveis ​​com os pais e adolescentes durante as visitas clínicas.

O grupo de consenso recomenda as seguintes horas de sono:

  • Bebês de 4 meses a 12 meses devem dormir de 12 a 16 horas por dia (incluindo cochilos) em uma base regular para promover a saúde ótima.
  • Crianças de 1 a 2 anos de idade devem dormir de 11 a 14 horas por dia (incluindo cochilos) em uma base regular para promover a saúde ótima.
  • Crianças de 3 a 5 anos de idade devem dormir de 10 a 13 horas por dia (incluindo cochilos) em uma base regular para promover a saúde ótima.
  • Crianças de 6 a 12 anos de idade devem dormir de 9 a 12 horas por dia em uma base regular para promover a saúde ótima.
  • Adolescentes de 13 a 18 anos de idade devem dormir de 8 a 10 horas por dia em uma base regular para promover a saúde ótima.

O grupo descobriu que a duração do sono adequado para a idade em uma base regular leva a uma melhor atenção, comportamento, aprendizagem, memória, regulação emocional, qualidade de vida, saúde física e mental. Não dormir o suficiente todas as noites está associado a um aumento de lesões, hipertensão, obesidade e depressão, especialmente para os adolescentes, nos quais podem ocorrer aumento do risco de automutilação ou pensamentos suicidas.

Além dessas recomendações, a AAP sugere que todas as telas (smartphone, tablets, computadores, TV) devem ser desligadas 30 minutos antes de dormir e que TV e computadores não sejam permitidos em quartos infantis. Para lactentes e crianças pequenas, estabelecer uma rotina de dormir é importante para garantir às crianças um sono adequado a cada noite.

Leia também: Dicas para a hora de dormir

Fonte: Recommended Amount of Sleep for Pediatric Populations: A Consensus Statement of the American Academy of Sleep Medicine

Atualizado em 27 de setembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ SETÚBAL
fundação José Luiz Setúbal
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Infinis

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto Pensi.