PESQUISAR
O Instituto Pensi obteve, no final de 2015, a aprovação pelo Ministério da Saúde do projeto
“Novos defeitos genético-moleculares relacionados à deficiência intelectual e transtornos do espectro autista associados a imunodeficiências congênitas”, que foi aplicado para o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).
O projeto é uma parceria do Instituto Pensi com o Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) e é coordenado pelos pesquisadores Dra Fátima Rodrigues Fernandes, e Dr Antonio Condino Neto, ambos médicos pediatras com especialização em alergia e imunologia. O projeto será iniciado em julho de 2016 e tem como objetivo principal detectar precocemente por meio de triagem neonatal e diagnóstico especializado, indivíduos portadores de síndromes genéticas que incluem: deficiência física, intelectual, malformações e transtornos do espectro autista associados com imunodeficiências primárias. É esperado com este projeto o aconselhamento genético e orientações terapêuticas visando o melhor prognóstico dos pacientes identificados. Além disso, serão oferecidos cursos de capacitação na área para o treinamento de profissionais da saúde.
O PRONAS/PCD foi instituído pela Lei nº 12.715/2012, e implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos no campo da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas contribuem com doações para a execução dos projetos aprovados, se beneficiando de deduções fiscais no Imposto de Renda.