PESQUISAR
O câncer de pele em países tropicais como o Brasil é muito comum, e nas orientações de verão os médicos sempre alertam para o uso de protetores solares, chapéus e cuidados com a pele.
No mês de janeiro de 2012, a Academia Americana de Pediatria publicou um artigo interessante, que mostra o melanoma como um dos dois tipos mais comuns de câncer de pele em jovens americanos. E as crianças que tiveram uma queimadura solar na infância têm quase o dobro do risco de desenvolverem a doença na vida adulta.
No estudo, “Prospective Study of Sunburn and Sun Behavior Patterns During Adolescence”, os pesquisadores examinaram os dados de 360 crianças em Massachusetts, nos EUA, e descobriram que pelo menos 50% delas tiveram queimaduras solares antes dos 11 anos (bolhas, vermelhidão intensa).
Os autores acompanharam o grupo durante três anos e descobriram que as taxas de queimaduras solares se mantiveram elevadas. O comportamento em relação ao sol também mudou: os mais velhos (adolescentes) relataram passar mais tempo expostos aos raios solares e usando menos protetor.
De fato, no início do estudo, metade das crianças que usavam filtro solar rotineiramente não o fizeram três anos depois e apenas 25% dos pequenos ainda estavam usando protetor cotidianamente.
Leia também: Protetor solar: saiba como proteger seus filhos
Portanto, para nós, pediatras e pais, cabe-nos a árdua missão de fazer com que nossos filhos mais velhos tenham o mesmo cuidado que temos com os mais novos. Devemos orientá-los sobre o uso do protetor solar, insistir que coloquem chapéus e roupas adequadas quando estivermos fazendo atividades ao ar livre.
Fonte: “Prospective Study of Sunburn and Sun Behavior Patterns During Adolescence,” the February 2012 Pediatrics
Atualizado em 7 de março de 2024
mensagem enviada
Devemos passar protetor todo o dia mesmo!! Belo post http://www.ligadedoutores.com.br/blog/voce-usa-filtro-solar-diariamente/