PESQUISAR
Atividade física em crianças e adolescentes melhora a força e a resistência, fortalece ossos saudáveis e músculos magros, desenvolve habilidades motoras e de coordenação, reduz a gordura e promove o bem-estar emocional (reduz os sentimentos de depressão e ansiedade). As atividades devem ser apropriadas para a sua idade e diversão, bem como oferecer variedade.
A recomendação diária de atividade física para crianças de 6 anos ou mais é de pelo menos 60 minutos por dia. Jogo ativo é o melhor exercício para as crianças mais jovens.
A atividade física deve ser de moderada a vigorosa. Vigorosa é aquela que faz você respirar rapidamente e suar. Durante a atividade vigorosa, seria difícil ter uma conversa com alguém. Algumas atividades, como andar de bicicleta, podem ser de intensidade moderada ou vigorosa, dependendo do nível de esforço.
Os 60 minutos não precisam ser feitos de uma só vez. A atividade física pode ser dividida em blocos mais curtos. Por exemplo, 20 minutos numa caminhada para a escola, 10 minutos pulando corda e 30 minutos no playground. Se o seu filho não for ativo, comece a incentivá-lo.
Tipos de esportes e atividades para crianças e adolescentes (e pais também!)
Exercícios aeróbicos – usam grandes grupos musculares do corpo, fortalecem o coração e os pulmões.
Exemplos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada incluem:
Exemplos de atividades aeróbicas de intensidade vigorosa incluem:
Musculação (ou resistência) – trabalha os principais grupos musculares do corpo (pernas, quadris, costas, abdômen, peito, ombros, braços).
Exemplos de atividades de fortalecimento muscular incluem:
O treinamento de força (ou treinamento de resistência) usa uma resistência para aumentar a capacidade do indivíduo de exercer a força. Ele envolve o uso de aparelhos de musculação, pesos livres ou o próprio peso corporal do indivíduo. Este não é o mesmo que levantamento de peso, que não é recomendado para crianças. Verifique com o médico do seu filho antes de iniciar quaisquer exercícios de treinamento de força.
Leia também: Musculação: quando começar?
Fonte: Energy In Energy Out: Finding the Right Balance for Your Children (Copyright © 2014 American Academy of Pediatrics)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 10 de setembro de 2024