Quem somos:
O voluntariado do Hospital Infantil Sabará é constituído por um grupo constituído por uma secretária, uma coordenadora e uma diretora responsáveis pela gestão de 150 voluntários. Para pertencer ao grupo de voluntários o indivíduo participa de uma formação a respeito da condição da criança enferma do desenvolvimento infantil e do ambiente hospitalar. Participa ainda de oficinas mensais a respeito de brincadeiras, contação de histórias e rodas de conversa na presença de um profissional da psicologia. A nossa missão é ajudar as crianças e suas famílias em situação hospitalar a enfrentarem positivamente a situação imposta devida aquela internação ou às muitas internações em nosso hospital.
O Voluntariado do Hospital Infantil Sabará iniciou suas atividades no ano de 2011 em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver presidida pelo Prof. Valdir Cimino.
VALORES
Oferecer relações interpessoais com base nos conceitos de compaixão, cidadania e equidade. Receber os pacientes e seus familiares com respeito e acolhimento.
VISÃO
Desenvolver as relações interssoais dentro do ambiente de trabalho hospitalar, a fim de transformar as relações humanas.
Nosso grupo hoje possui 150 voluntários atuantes, mas para que chegássemos a esse número foram feitas muitas formações para voluntários, sendo duas em 2011, quatro em 2013 e finalmente 5 em 2014. O total de pessoas formadas foi de 1067. Nosso maior desafio em 2015 é elaborar uma estratégia para fidelizar nossos voluntários.
Trabalhar em um Hospital infantil não é tarefa fácil, para nossos voluntários não é menor pois eles brincam crianças enfermas. A preparação de nossos voluntários consiste de encontros de oficina e supervisão de suas atuações que em 2014 passamos a oferecer em dois períodos por mês. Brincar com nossas crianças requer
- 2.1- um equilíbrio emocional muito grande e por isso, neste ano tornamos a atividade de roda de conversa uma supervisão com a equipe de psicologia do hospital. Na roda de conversa ocorre compartilhamento de experiências e orientação do profissional de saúde bem como suporte emocional.
- 2.2- conhecimento do desenvolvimento infantil para adequar as atividades à idade do paciente. Na formação e em algumas rodas de conversa ressaltamos as fases de desenvolvimento infantil sob a perspectiva de Jean Piaget ministrada pelo nosso assessor Prof. Dr. Lino de Macedo.
- 2.3 – repertório de brincadeiras
- 2.3.1 – levando-se em conta o desenvolvimento infantil e a integralidade de qualquer ser humano nas vertentes bio psico social desenvolvemos atividades com materiais diversos para que nossos pacientes possam se expressar por meio de desenhos, músicas e histórias
- 2.3.2 – realizamos oficinas de brincadeiras para oferecer repertório de brincadeiras aos nossos voluntários a brincarem adequadamente com nossos pacientes levando em conta sua situação clínica, social e psicológica
- 2.4 Brinquedos – muitas vezes é necessário um brinquedo para brincar com uma criança, porém o brinquedo pode ser desenvolvido por pais, educadores ou profissionais da saúde.
- 2.4.1 – desenvolvemos uma caixa mágica (Aline Carneiro – voluntária e Prof. Dr. Lino de Macedo) que consiste de uma série de materiais escolares além de outros elementos como lupa ou bússola (figura 1). Essa caixa é muito utilizada pelos voluntários e pode ser replicada em hospitais públicos devido ao baixo custo. Nessa mesma linha de raciocínio desenvolvemos o “cesto dos tesouros” que consiste de utensílios domésticos que podem ser utilizados por bebes sem perigo. Esse é outro projeto que pode ser replicável em hospitais públicos devido ao baixo custo. (Prf.a. Dr.a. Sandra Mutarelli e Prof.Dr. Lino de Macedo)

Caixa Mágica
Cesto dos Tesouros
- 2.5 – Higienização dos brinquedos
- 2.5.1 – Brinquedos de plástico são higienizados em um laboratório de higienização projetado pela nossa equipe em colaboração com a equipe de engenharia e a equipe de controle de infecção hospitalar. Os brinquedos são higienizados pelos voluntários que ao saírem dos quartos dos pacientes levam consigo os brinquedos justificando a necessidade de higienização para que outra criança enferma possa brincar. Esse é um projeto denominado criança cidadã, no qual todas as crianças tem acesso aos brinquedos porém só enquanto estão com o voluntário, evitando assim a perda de brinquedos e o acesso de brinquedos a todas as crianças.
- 2.6 – Festividades
Sabemos da importância de tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, por isso, em colaboração com a hospitalidade e a equipe de humanização realizamos as seguintes festas comemorativas: comemorações de carnaval, páscoa, dia das mães, festa junina, dia dos pais, halloween, dia das crianças, natal. Essas festas são comemoradas na brinquedoteca e todos os pacientes internados são convidados. Imprimimos um convite e entregamos nos quartos e UTI uma a um.
Os aniversariantes que estão internados também tem uma pequena festa em seu quarto e recebe um pequeno presente.