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Atletas e a influência na vida saudável das crianças
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Atletas e a influência na vida saudável das crianças

Atletas e a influência na vida saudável das crianças

12/12/2013
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De maneira geral, atletas e ídolos são muito usados para fazer propaganda, pela influência que exercem. Os mais velhos haverão de lembrar-se do Pelé falando maravilhas de uma vitamina e do Gerson que ficou famoso ao fazer a propaganda de um cigarro e dizer que “gostava de levar vantagem em tudo” (esquecendo que o fumo é responsável pela causa de câncer de pulmão). Nos dias de hoje, somos bombardeados pelo Ronaldo Fenômeno e pela família dele que dizem que só compram medicamentos de tal marca. Isso para falar de assuntos relacionados à saúde, uma atitude que pode impactar de alguma forma os pais a comprarem produtos para os filhos.

Pelo menos é esta a conclusão de um artigo publicado na edição de novembro da revista Pediatrics.

Atletas profissionais, tanto atuais como antigos, recomendam com frequência determinadas marcas e produtos. Muitas vezes, eles são vistos como fontes confiáveis ​​de conhecimento sobre como viver uma vida saudável. Estudos anteriores descobriram que os pais são mais propensos a comprar alimentos e produtos endossados por um atleta profissional, porque eles são percebidos como pessoas mais saudáveis.

Foram coletadas informações de 100 atletas profissionais classificados pela popularidade e pelo valor do endosso. Os pesquisadores acompanharam 512 marcas associadas a eles, sendo que 28% eram de bens ou de roupas, 24% de alimentos e de bebidas e 11% de itens esportivos e de bens de consumo.

LeBron James, Peyton Manning, e Serena Williams tinham mais relações com comida e recomendações de bebidas do que qualquer outro atleta, e eles foram os maiores contribuintes na comercialização de alimentos altamente energéticos e pobres em nutrientes.

Em 2010, crianças de 12 a 17 anos de idade viram mais que o número de adultos as propagandas de alimentos e de bebidas de marcas recomendadas em comerciais por atletas. A maioria das recomendações foi para as bebidas esportivas, refrigerantes e fast-food. No total, 93% das 46 bebidas referidas por atletas receberam 100% de calorias a partir de açúcares adicionados.

Os autores do estudo concluem que a promoção de alimentos e de bebidas não saudáveis ​​por ídolos e por celebridades que são fisicamente aptas enviam uma mensagem mista para crianças sobre alimentação e saúde.

Os atletas profissionais devem estar cientes do valor para a saúde com relação aos produtos que endossam e que usam o status da celebridade para promover mensagens saudáveis ​​para a juventude. Neymar, Ronaldo, Kaká e outros atletas deveriam ler este trabalho e se informarem melhor sobre o que recomendam, especialmente para a saúde dos consumidores infantis, público mais suscetível a esses apelos.

Leia também: Boa alimentação e a influência nos esportes

Leia também: Efeitos Adversos da Televisão e Publicidade

Fonte: Athlete Endorsements in Food Marketing | Pediatrics

Atualizado em 23 de maio de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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