PESQUISAR
As vacinas estão entre as grandes invenções da saúde e sua introdução massiva no século XX fez desaparecer doenças como a Varíola. Um artigo da revista Pediatrics de setembro mostra outra mudança na história de uma doença muito comum na infância: a Otite Média Aguda.
Este estudo descobriu que a taxa de infecções de ouvido em crianças pequenas diminuiu significativamente desde a introdução de vacinas que protegem contra as bactérias que frequentemente as causam. Os pesquisadores em Rochester, estado de NY, nos EUA, realizaram um estudo prospectivo e longitudinal de crianças nos seus primeiros 3 anos de vida para analisar a epidemiologia, etiologia e imunobiologia da otite média aguda após a introdução das vacinas pneumocócicas conjugadas (VPC7 e VPC13). O estudo analisou 615 crianças ao longo de um período de 10 anos.
Durante esse período, 23% apresentaram um ou mais episódios de otite média aguda e pouco menos de 4% tiveram três ou mais episódios. Aos 3 anos aproximadamente, 60% das crianças apresentavam um ou mais episódios de otite média aguda e cerca de um quarto delas (24%) apresentavam três ou mais episódios.
Os pesquisadores observam que essas taxas são uma diminuição significativa nos casos em comparação com um estudo anterior realizado em 1989. Eles também descobriram que Streptococcus pneumoniae como a principal fonte de otite média aguda diminuiu desde a introdução das vacinas pneumocócicas conjugadas, com Haemophilus influenzae e a Moraxella catarrhalis são as principais fontes atualmente.
Embora a origem da otite média aguda tenha mudado com a introdução de vacinas pneumocócicas conjugadas, os fatores de risco permaneceram os mesmos. Estes incluem atendimento de assistência à infância, história familiar de otite média aguda e experiência da doença em uma idade jovem, levando os pesquisadores a concluir que a epidemiologia, mas não os fatores de risco para OMA, sofreram mudanças substanciais desde a introdução de vacinas pneumocócicas conjugadas.
Apesar de várias campanhas para contraindicar vacinas, elas são a forma mais segura de se prevenir doenças. Já se eliminou a Varíola e a Pólio está prestes a ser eliminada do mundo graças à vacinação. Não deixe de manter a vacina de seu filho em dia de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.
Saiba mais:
Academia Americana de Pediatria enfatiza a segurança e a importância das vacinas
Vacinas pneumocócicas em crianças em risco
Doenças que esquecemos por causa das vacinas
Fonte: Pediatrics August 2017
Epidemiology of Acute Otitis Media in the Postpneumococcal Conjugate Vaccine Era
Ravinder Kaur, Matthew Morris, Michael E. Pichichero
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 1 de novembro de 2024