PESQUISAR
Bebês que crescem saudáveis geralmente não precisam ser despertados para serem amamentados. Verifique com o seu pediatra sobre o despertar noturno se seu bebê não está fazendo o seguinte:
1- Crescendo e ganhando peso de forma constante.
2- Se alimentando bem de 8 a 12 vezes por dia – para um bebê que mama no peito – ou 5 a 8 vezes por dia para um bebê alimentado por mamadeira ou criança mais velha.
3- Urinando normalmente com pelo menos 4 fraldas molhadas por dia.
4- Tem pelo menos 3 evacuações normais por dia. A maioria dos bebês de amamentação tem movimentos intestinais mais frequentes que os que utilizam leite em pó ou fórmulas.
É importante fazer o bebê adormecer com uma sensação de calma, como balançar, chupando um dedo ou mão, por exemplo. No entanto, nunca coloque seu bebê no berço com uma mamadeira para ele usar quando necessário. O açúcar natural em muitos líquidos promove o crescimento das bactérias que causam a cárie dentária, e o efeito é especialmente grave quando o resíduo açucarado permanece na boca durante toda a noite. Isso pode resultar em cárie dentária grave, conhecida como cárie de mamadeira. Líquido na boca também pode retroceder através das trompas de Eustáquio, as pequenas passagens que correm entre a garganta e ouvido. Isso pode criar condições que favorecem o desenvolvimento de infecções de ouvido.
Dê muita atenção ao bebê enquanto está acordado. Especialmente no início, os bebês precisam de ajuda para se sentirem calmos e seguros.
Preste atenção aos sinais de estar com sono ou cansado. Ao perceber os sinais do seu bebê logo no início, você também vai ter a oportunidade de ajudá-lo a adormecer antes que fique muito irritado.
É importante para os pais, cuidadores, famílias e amigos entenderem que, nessa idade, um bom sono é de uma criança que acorda com frequência, mas que volta a dormir assim que estiver satisfeita (alimentada ou limpa). Não é uma criança que dorme sem acordar durante 10 horas durante a noite. Dormir sem ser perturbado por períodos prolongados nesta idade não é saudável.
Digo sempre que, depois que se tem filhos, nunca mais voltamos a dormir sossegados, o que varia é o tipo de preocupação.
Leia também: Se dormir bem, que mal que tem?
Fonte: Sono: O que cada pai precisa saber (Copyright: © 2013 Academia Americana de Pediatria)
Atualizado em 19 de setembro de 2024