PESQUISAR
Em cada estação do ano, há hábitos e costumes alimentares diferentes. Assim como o verão tem cara de refresco, a chegada do inverno também traz alimentos que dão aconchego à estação.
O fato é que os adultos buscam um chocolate quente, sopa ou chá para se aquecerem, mas e para as crianças? A chegada do inverno pode ser sim o momento para incluir novos alimentos na rotina alimentar da família. A partir de um aninho, a criança já participa mais das refeições familiares e pode também aproveitar os alimentos da safra, como o gengibre e o abacate.
O gengibre é popularmente utilizado em preparações de bebidas típicas nas atividades juninas e o seu chá dá a sensação de aquecimento e leve ardor. O gengibre está entre as especiarias mais saudáveis e saborosas e com inúmeros benefícios na área da saúde, podendo amenizar desconfortos gastrointestinais. Pode ser utilizado na culinária fresco, ralado, em molho ou no tempero de carnes assadas no formato de pó.
Outra fruta que vale ter no dia a dia do inverno para que as crianças sejam motivadas a comer é o abacate. Estudos têm demonstrado os benefícios do abacate associado a uma dieta balanceada, principalmente, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração. O abacate pode ser consumido como lanche, batido no leite ou com iogurte. Pode ser misturado com leite em pó para fazer em forma de creme e oferecer para criança já a partir do seu primeiro ano de vida.
O abacate também pode ser consumido como preparação salgada, conhecida como guacamole. É muito simples: basta amassar o abacate com meio limão espremido, tomate picadinho e uma pitada de sal. O gengibre pode ser misturado ralado no tempero do guacamole. Esta preparação é ótima para ser usada como molho de salada ou mesmo como recheio de torradas. Aproveite e com apetite!
Fontes:
Sousa, L. S. de ., & Proença, D. C. (2021). OS BENEFÍCIOS DO GENGIBRE PARA A SAÚDE HUMANA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 31. https://doi.org/10.51189/rema/1620
Duarte, Patrícia Fonseca, et al. “Abacate: Características, benefícios à saúde e aplicações.” Ciência Rural 46.4 (2016): 747-754.