PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Amamentação não é apenas alimentar
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Amamentação não é apenas alimentar

Amamentação não é apenas alimentar

27/08/2018
  4217   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Quando uma mãe amamenta seu bebê há um olhar que foca no outro, um toque que tranquiliza, respirações que se sincronizam, sons e ritmos que se harmonizam, cheiros que se mesclam, movimentos que se encaixam, um colo que aconchega. 

Esse diálogo que se estabelece e essa troca única que acontece têm um papel fundamental no amadurecimento emocional do bebê.

Donald W.Winnicott, pediatra e psicanalista, contribuiu com ideias inovadoras acerca do desenvolvimento humano ao estudar a relação mãe-bebê. Ele mostrou a importância do fator ambiental na constituição psíquica dos indivíduos e o papel estruturante dos estágios primitivos do desenvolvimento pelos quais passam os bebês.

De acordo com a teoria Winnicottiana, num primeiro momento, existe uma interdependência total entre a mãe e o recém-nascido; a mãe é sentida pelo bebê como parte dele.

Pela amamentação cria-se uma intimidade sensorial corporal, assim como um vínculo emocional e uma unidade psíquica. Nessa fase, o fisiológico e o psicológico não se diferenciam.

O cuidado da mãe expressa o seu amor e permite que a psique do bebê habite o corpo, o que representa um passo a mais na direção de seu amadurecimento psíquico. A amamentação proporciona, assim, uma experiência completa de integração corpo e psique.

Dessa forma, quando a mãe garante a sustentação psíquica do bebê, ele pode desenvolver a capacidade de se relacionar com o outro, integrar as experiências vividas e se constituir como “sujeito”.

Segundo Winnicott (1960): “Com o cuidado que recebe de sua mãe, cada lactente é capaz de ter uma existência pessoal, e assim começa a construir o que pode ser chamado de continuidade do ser”.

Confira outros artigos do blog do Hospital Infantil Sabará:

Atualizado em 16 de dezembro de 2024

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.