PESQUISAR
Muitos se perguntam qual a necessidade de colocar aparelhos ortodônticos em seus filhos pequenos. Esperar eles crescerem e terem dentes permanentes para apenas então alinhar os dentes pode parecer a opção mais razoável. Para alguns casos, de fato não há necessidade da utilização de aparelhos quando pequenos, no entanto, para a grande maioria dos casos o uso do aparelho durante a fase de crescimento é imprescindível para um bom resultado final.
Existem basicamente dois tipos de aparelhos, os ortopédicos e os ortodônticos.
Os aparelhos ortodônticos são representados pelos fixos e alinhadores (como o Invisalign). Esses são os responsáveis por movimentar os dentes.
Já os aparelhos ortopédicos faciais são os clássicos “aparelhos móveis”, que estamos acostumados a ver as crianças usando. Eles são os responsáveis por estimular e direcionar o crescimento dos ossos da face.
A boa relação entre os ossos da boca é de extrema importância para um adequado encaixe e alinhamento dos dentes, bem como para o perfil facial do paciente. Quando os ossos não se encontram em posição ou proporção correta, muitas vezes é difícil distribuir os dentes de uma maneira adequada e harmônica. Da mesma forma, o oposto também é verdadeiro. Quando não se tem um adequado encaixe dental, a relação entre os ossos estará prejudicada.
É durante a fase da infância que ocorre o crescimento ósseo mais significativo. Daí surge a importância do uso dos aparelhos móveis. São eles que irão permitir que a criança tenha um crescimento ósseo adequado, compatível com o tamanho dos dentes. A partir dos 13, 14 anos, a estrutura craniana e facial está sujeita apenas a pequenas modificações e remodelações locais.
Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=nZPdR-xyTWI&t=11s
Leia também: Consulta ao Odontopediatra
Dentistas responsáveis:
Dr Celso Sanseverino (CROSP 35631)
Dra Nelly Sanseverino (CROSP 35821)
Dra Ericka Ranzani (CROSP 74287)
Atualizado em 4 de dezembro de 2024