PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Assaduras: saiba um pouco mais sobre isso
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Assaduras: saiba um pouco mais sobre isso

Assaduras: saiba um pouco mais sobre isso

03/10/2024
  361   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Assaduras são bem comuns. Embora geralmente não sejam clinicamente graves, elas podem ser desconfortáveis ​​para os pequenos e estressantes para seus pais e outros cuidadores.

Trocar fraldas a cada três ou quatro horas – ou sempre que perceber que ela está suja – pode ajudar a prevenir a maioria das assaduras. Abaixo, listo as cinco causas mais comuns pelas quais o bebê pode estar sofrendo com assaduras, apesar dos esforços para manter o bumbum dele(a) limpo e seco:

Seu bebê está tomando antibióticos.

Se seu bebê recebeu prescrição de um antibiótico, o medicamento pode aumentar o risco de dois tipos diferentes de assaduras.

Erupção cutânea diarreica Como eles combatem bactérias que causam doenças, os antibióticos também podem matar algumas bactérias “boas” que vivem no intestino. Isso pode desencadear diarreia e, por sua vez, assaduras. As fezes que passam rapidamente pelo intestino por causa da diarreia podem conter maiores quantidades de enzimas digestivas. Quando essas enzimas entram em contato com a pele sob a fralda, podem ser especialmente irritantes e causar uma erupção cutânea.

Erupção cutânea por fungos – Antibióticos que matam algumas das bactérias benéficas também podem levar ao crescimento excessivo de um tipo de fungo chamado cândida, levando a uma erupção cutânea por fungos. Bebês com infecção por fungos às vezes também terão candidíase oral ou sapinho (manchas brancas nas gengivas, lábios, língua, céu da boca e/ou dentro das bochechas).

Nota: se você estiver amamentando e tomando antibióticos, isso também pode ser uma possível causa de assaduras no seu bebê.

Seu bebê começou a comer alimentos sólidos.

Alguns bebês começam a ter assaduras depois de começarem a comer alimentos sólidos. Esse marco na dieta do bebê pode levar a mudanças no processo digestivo e na frequência e no conteúdo dos movimentos intestinais, o que pode causar assaduras.

Você trocou de marca de fraldas ou lenços umedecidos.

Embora seja raro, alguns bebês são alérgicos a corantes, fragrâncias ou conservantes em certas fraldas, lenços umedecidos e cremes. Tente trocar os tipos ou marcas de fraldas e veja se a erupção desaparece.

Sua rotina de lavagem de roupas precisa de alguns ajustes para que as fraldas não sejam danificadas.

Se você usa fraldas de pano, medidas extras devem ser tomadas para garantir que elas fiquem completamente limpas na lavanderia. Certifique-se de deixar fraldas muito sujas de molho após despejar as fezes no vaso sanitário. Use água quente e enxágue duas vezes cada lote de fraldas sujas. Evite amaciantes de tecido e produtos antiestáticos, pois eles podem causar assaduras em bebês com pele sensível.

As fraldas do seu bebê estão muito apertadas.

Usar fraldas muito apertadas pode reter umidade, o que pode causar assaduras. Fraldas muito apertadas também podem causar atrito e irritação. Se o elástico do pano ou da fralda descartável do seu bebê deixar marcas vermelhas na pele, tente prendê-lo mais frouxamente ou considere mudar para uma fralda de tamanho maior.

Há muitos fatores que podem contribuir para assaduras. Se seu bebê tiver assaduras que não desaparecem rapidamente, mesmo quando você mantém a área da fralda limpa e seca, converse com seu pediatra.

O que os pais podem fazer para prevenir assaduras?

Em geral, tente limitar o contato da urina e das fezes com a pele:

  • Troque as fraldas com frequência. A umidade de deixar uma fralda molhada ou suja por muito tempo pode causar assaduras na pele. A urina na fralda também pode se decompor ao longo do tempo e produzir produtos químicos irritantes.
  • Limpe a pele suavemente durante as trocas. Para lenços umedecidos, escolha um produto sem álcool e fragrância. Você também pode limpar a pele com água e um limpador suave/sem sabão, o que pode ser menos doloroso do que limpar se a pele estiver irritada ou tiver feridas abertas.
  • Cubra a pele com uma camada grossa de pasta de barreira. A marca é menos importante do que os ingredientes. Óxido de zinco e petrolato são boas escolhas, e produtos sem fragrância são os melhores.
  • Escolha uma fralda altamente absorvente. Quanto mais absorvente for a fralda, melhor será o trabalho que ela fará para manter a pele seca. As fraldas de pano geralmente são menos absorventes do que a maioria das marcas descartáveis. Se você usa fraldas de pano, considere usar fraldas descartáveis ​​até que a assadura cure.
  • Deixe algum espaço para respirar. Certifique-se de que a fralda não esteja muito apertada, especialmente durante a noite. Uma fralda frouxa terá menos probabilidade de esfregar na pele.
  • Mantenha a área limpa. Se a área da fralda estiver irritada, um banho diário ajudará a remover detritos, irritantes e possíveis bactérias.

Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2020)

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/troca-de-fralda-tambem-exige-instrucoes-e-muito-cuidado/

https://institutopensi.org.br/dicas-de-livros-infantis-sobre-desfraldamento/

https://institutopensi.org.br/pediatra-da-dicas-sobre-momento-ideal-para-dar-adeus-as-fraldas/

https://institutopensi.org.br/criacao-neurocompativel-mais-um-modismo-para-tomar-cuidado/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.