PESQUISAR
Já falamos muito da importância da atividade física para a saúde. Crianças são inquietas e ativas por natureza, mas mesmo assim precisam ser estimuladas a fazer atividades físicas de modo regular e sistematizado como um esporte ou brincadeira.
Um estudo com crianças norueguesas cuja atividade foi medida em idades entre 6 e 8 anos mostra que aquelas que apresentaram níveis mais altos de atividade moderada a vigorosa apresentaram também menos sintomas de transtorno depressivo grave dois anos depois.
O estudo concluiu que o comportamento sedentário não preveniu depressão e, da mesma forma, que a depressão não melhorou com a atividade física posterior ou comportamento sedentário. Os pesquisadores analisaram dados de 799 crianças que usaram um dispositivo em torno de sua cintura por sete dias consecutivos que mediram sua atividade.
Os autores concluíram que, embora o efeito fosse pequeno, os resultados sugerem que o aumento da atividade em crianças pode prevenir alguns sintomas de depressão.
Saiba mais:
Recomendações de atividade física diária
Atividade física melhora o aproveitamento em matemática e linguagem
Atividade física como modo de vida
Fonte: Pediatrics January 2017
Physical Activity, Sedentary Behavior, and Symptoms of Major Depression in Middle Childhood
Tonje Zahl, Silje Steinsbekk, Lars Wichstrøm
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 8 de outubro de 2024