PESQUISAR
Estamos vivendo em um tempo em que os desastres acontecem todos os dias. Muitas vezes, achamos que nunca vão acontecer conosco, que estão muito longe nós, no Amazonas, no Pantanal, na Europa, Japão… Mas, quando começam a se aproximar, as pessoas pensam que “sim, pode acontecer comigo”. Outro dia, um jornal de televisão mostraram uma cena assustadora de um incêndio na mata e na praça de um condomínio em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Desastres são imprevisíveis. Porém, sua família pode se preparar e se planejar (juntos) para desastres, reduzindo o estresse e o perigo que eles podem trazer. Famílias com planos de ação para desastres e kits de prontidão podem responder melhor a todos as situações. Idealmente, seu plano deve ser exclusivo para as necessidades da sua família -vai depender de onde você mora, por exemplo. Você pode estar em maior risco de certos tipos de desastres naturais, como incêndios florestais, ventos fortes, tempestades ou inundações. Onde você mora também pode impactar as rotas de evacuação. Se sua área inunda regularmente, por exemplo, você pode precisar estar ciente de algumas estradas que são fechadas com mais frequência.
Desastres naturais, como eventos climáticos extremos, são os mais comuns. A preparação básica ajudará você em qualquer tipo de desastre, mas ajuda saber como estar pronto para desastres específicos com maior probabilidade de afetar sua família. Confira as Organizações Sociais Humanitárias da sua região para saber quais tipos de desastres naturais são mais comuns no estado ou região onde você mora.
Incêndios florestais podem ocorrer em áreas naturais como florestas, pastagens ou pradarias e se espalhar rapidamente para as comunidades.
Inundações (o desastre mais comum_ podem ocorrer lenta ou rapidamente (repentinas) devido a tempestades e transbordamentos de represas e outros sistemas hídricos. Todos vimos o que ocorreu no Rio Grande do Sul.
Tornados podem acontecer em qualquer lugar. Quando funis de vento em rotação violenta tocam o chão, eles podem destruir prédios, virar carros e criar perigosos detritos voadores. Eram raros, mas estão se tornando comuns no sul do Brasil.
Tempestades severas. Clima severo e as condições perigosas que ele causa podem acontecer em qualquer parte.
Além de desastres naturais, há muitos outros eventos que podem exigir que você e sua família evacuem ou se abriguem no local. Infelizmente, atos repentinos de violência podem ocorrer, como um tiroteio em uma grande multidão ou outros atos terroristas, por exemplo. Outros exemplos de desastres incluem emergências de saúde pública, como pandemias ou exposições químicas perigosas, como incêndio em uma fábrica de produtos químicos, descarrilamento ou explosão de trem de carga.
Como pai/mãe e membro da família, sua preocupação é com a segurança de seus filhos e de sua família. Todos nós buscamos maneiras de proporcionar um mundo saudável, seguro e protegido para nossos entes queridos. Pode haver momentos em que precisamos recorrer a recursos especiais para garantir que nossas famílias estejam protegidas. Um desastre é um desses momentos.
Adaptado de Road to Readiness: Preparing Your Family for Disasters, Academia Americana de Pediatria (Copyright @ 2024)
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/aquecimento-global-e-saude-das-criancas/
https://institutopensi.org.br/como-ajudar-criancas-em-tempo-de-catastrofes-e-crises/
https://institutopensi.org.br/dica-para-os-pais-assista-televisao-com-os-seus-filhos/