PESQUISAR
Ler livros inclusivos e diversos é uma maneira maravilhosa de permitir que as crianças se vejam refletidas em uma história, aprendam sobre outras pessoas e suas experiências, imaginem-se em outro lugar ou época, se coloquem no lugar de outra pessoa, reconheçam nossas semelhanças e celebrem as diferenças.
Ler é mais do que fundamental. É uma oportunidade de ensinar nossos filhos sobre bondade, compaixão e empatia pelos outros, e que a diversidade de histórias é importante. Todas as crianças devem ser capazes de se ver como as estrelas de suas próprias histórias. Uma vez que não existe um único tipo de criança, não deve haver apenas um tipo de história.
Escolher livros com temas que abordem a cultura e os valores que sua família quer transmitir aos seus filhos é uma das melhores formas de se fazer isso de uma maneira interessante e que desperte a curiosidade da criança sobre sua história e de seus antepassados.
Aqui vão 6 sugestões de livros inclusivos
A menina que protagoniza o livro sonha, durante a noite, que pode tudo. Mas todos os dias ao acordar volta a se deparar com as limitações que o mundo ao seu redor impõe. Cansada dessa situação, ela pede a heróis e heroínas, seres das galáxias, das revistas em quadrinhos, da televisão, dos sonhos de outras crianças, da internet, dos livros e das histórias que seu avô contava para que revelem o segredo de fazer os sonhos da noite não morrerem durante o dia.
Quando Daniel perde a audição, aos 7 anos, ele precisa aprender a se comunicar de outra maneira: com as mãos. Seus pais o matriculam então em uma escola especializada em educação para surdos, onde ele aprende a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Depois de um tempo, Daniel passa a frequentar simultaneamente uma escola comum, onde supera o bullying e encontra a solidariedade.
João é um menino cheio de imaginação que conversa com seus brinquedos. Diante de uma nova realidade em sua vida, conta com o apoio desses e de outros personagens para lidar com os desafios. A obra aborda a influência transformadora dos professores e a importância do apoio familiar.
Nesse livro, Lucia é uma menina muito inteligente e adora brincar. Ela tem deficiência visual e descobre uma maneira divertida de perceber as cores que estão a sua volta, usando como ninguém a audição, o olfato, o paladar e o tato.
A história do menino Tom é contada por seu irmão, que sempre o observa intrigado: “Por que Tom não brinca? Por que Tom não diz o que sente? Onde Tom guarda todos os seus sonhos?”. Até que um dia, Tom chama seu irmão para que conheça o seu segredo, e assim se aproximam de verdade.
Assim como todas as crianças, Inaê passa por momentos de tristeza, alegria, conflito e tranquilidade. Ela tem como desafio o fato de não poder andar, mas com o apoio de sua mãe, descobre que pode construir sua própria história.
Saiba mais: