Passado o Natal é tempo de desembrulhar presentes, e é provável que entre eles nesta temporada de festas, seus filhos tenham ganhado artigos tecnológicos, certo? É uma época popular para presentear novos dispositivos como tablets, smartwatches, consoles de jogos e telefones.
Um gadget novo e brilhante, é objeto de desejo e pode ser emocionante, especialmente para crianças e adolescentes, mas também pode parecer perturbador para muitos pais. Você pode estar se perguntando: “O que posso fazer para manter meu filho seguro ao usar um desses dispositivos?” ou “Como posso definir limites apropriados de uso de mídia?”
Aqui vão algumas dicas simples para ajudar você a introduzir novos dispositivos em sua casa:
-
Ajustar as configurações de controle do dispositivo
- Habilite controles parentais: ative os controles para bloquear o acesso a conteúdo arriscado ou inapropriado, com base na idade do seu filho. Isso ajudará a criar uma experiência online mais segura. Por exemplo, você pode adicionar filtros de conteúdo de site a iPhones, iPads, laptops e outros dispositivos que usam o Apple iOS ou androide. Consoles de jogos como o Nintendo Switch geralmente têm aplicativos de controle parental disponíveis para ajudar você a definir limites com base nas preferências da sua família.
- Garanta um boa noite de sono: muitos dispositivos têm restrições específicas para a noite, como o Tempo de Inatividade da Apple, para evitar que os dispositivos atrapalhem as rotinas de sono.
- Defina limites de tempo e lembretes: use ferramentas integradas ou aplicativos para download, como o Family Link do Google, para limitar o tempo que seu filho usa os dispositivos e definir lembretes para ajudá-lo a gerenciar o uso de forma eficaz.
- Incentive interrupções de tela: aplicativos como o Time Out oferecem lembretes úteis para pausas.
-
Atenção à privacidade e segurança online
- Defina as configurações de privacidade: certifique-se de que as configurações de privacidade estejam ativadas para proteger informações pessoais.
- Saiba quais dados os aplicativos coletam: Percorra as várias configurações do aplicativo juntos para saber quais dados eles estão coletando e como eles estão sendo usados. Alguns dispositivos, como smartphones, oferecem a opção de revisar ou alterar a permissão de um aplicativo para rastrear seus dados. Confira as recomendações da Sociedade Brasileira de pediatria sobre uso de telas clicando aqui.
-
Estabeleça limites iniciais e faça inspeções regularmente
- Diretrizes: estabeleça regras sobre mídias digitais com a contribuição do seu filho.
- Verificações regulares: você pode perguntar coisas como: “O que está funcionando bem?” ou “O que eu poderia fazer melhor para servir de modelo para o uso saudável da tecnologia?”. Confira estes iniciadores de conversa para obter mais dicas sobre como conversar com seu filho adolescente sobre o uso das mídias digitais.
-
Aprenda sobre mídias sociais
Mantenha-se atualizado sobre diferentes plataformas e tendências de mídia social. Ao explorar a tecnologia juntos, esteja aberto a aprender com seus filhos. Eles podem ter insights ou dicas valiosas para compartilhar!
Fonte: American Academy of Pediatrics Center of Excellence on Social Media and Youth Mental Health (Copyright © 2024)
Saiba mais:
SBP atualiza recomendações sobre saúde de crianças e adolescentes na era digital
Presente e futuro da inteligência artificial para a saúde infantil
Como a inteligência artificial afetará as nossas crianças?
As mídias sociais e o impacto na saúde mental da Geração Z
O primeiro celular do seu filho: quando ele está pronto?