Embora tenha mais reflexos na avaliação de crianças e adolescentes americanos, é sempre interessante ver o que a Academia Americana de Pediatria está recomendando aos pediatras de lá para ver se devemos ou não adequar estes procedimentos por aqui.
A AAP publicou um cronograma atualizado das suas Recomendações para Cuidados de Saúde Preventivos Pediátricos em janeiro de 2016 na revista Pediatrics, delineando exames e avaliações que devem ser abordados, visando o melhor para as crianças.
O calendário reflete as recomendações novas e revistas publicados pela AAP em relação ao ano passado. As mudanças no cronograma foram aprovadas pelo Comitê de Prática Ambulatorial e Medicina e Bright Futures.
Estas alterações incluem:
- A recomendação para exames de visão de rotina aos 18 anos foi alterada para avaliação de risco, com base em evidências que mostram que menos problemas novos de visão se desenvolvem em adultos jovens de baixo risco.
- Para ajudar a reduzir a cárie dentária afetando crianças, uma recomendação foi adicionada para aplicações de verniz fluoretado de 6 meses a 5 anos.
- Os pediatras são aconselhados a usar o CRAFFT (questionário de rastreio), como uma ferramenta para monitorar os adolescentes sobre o uso de drogas e álcool.
- Rastreio para depressão foi adicionado, com aplicação sugerida a cada ano a partir de idades de 11 a 21. Isso porque tem sido a causa de suicídio entre os adolescentes americanos.
- A triagem para dislipidemia, ou elevados níveis de colesterol, foi adicionada para pacientes entre 9 e 11 anos de idade. A mudança refletiu as preocupações crescentes sobre a epidemia de obesidade em crianças.
- A avaliação de risco é adicionada aos 15 e 30 meses para o hematócrito ou hemoglobina, triagem que ajuda a detectar anemia, deficiência de ferro.
- Um cuidado com HIV foi adicionado por meio de triagem para adolescentes entre 16 e 18 anos devido às estatísticas federais que mostram que uma em cada quatro novas infecções por HIV ocorre entre jovens de 13 a 24 anos, e que cerca de 60% de todos os jovens com HIV não sabem que estão infectados.
- Triagem para a displasia cervical – a presença de células pré-cancerosas na superfície do colo do útero – apenas com 21 anos (em vez da avaliação de risco a cada ano a partir de idades de 11 a 21).
- A triagem para a doença cardíaca congênita crítica utilizando oximetria de pulso foi adicionada e deve ser realizada no hospital antes da alta.
Leia também: Não é melhor pedir alguns exames para o meu filho, doutor?
Fonte: 2016 Recommendations for Pediatric Preventive Health Care
COMMITTEE ON PRACTICE AND AMBULATORY MEDICINE, BRIGHT FUTURES PERIODICITY SCHEDULE WORKGROUP
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 25 de setembro de 2024