PESQUISAR
No dia 28 de maio comemoramos o Dia Mundial do Brincar. Com origem no ano de 1999, a data foi criada pela International Toy Library Association (ITLA), uma associação internacional de brinquedotecas. O objetivo é enfatizar e conscientizar a sociedade sobre a importância das brincadeiras, assim como a contribuição delas para o desenvolvimento infantil.
Nesse dia, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) e o Sabará Hospital Infantil entregaram para a cidade de São Paulo mais um parquinho para que as crianças do entorno possam brincar e ter contato com a Natureza. O playground fica na praça Horácio Sabino, na Vila Madalena.
A entrega de parquinhos reformados faz parte de um programa da nossa Fundação chamado “Boa Praça”, que se compromete a entregar um playground ou parquinho reformado e com brinquedos inclusivos uma vez por ano. Fazemos isso desde 2018, com enorme sucesso.
O programa conta com a parceria da Cidades.co, que procura as praças, envolve a comunidade do entorno, vê as necessidades e apresenta o projeto para nós. Nossa única exigência é que tenha brinquedos inclusivos para crianças com necessidades específicas.
Depois de entregue, a própria comunidade que participou da elaboração do projeto se responsabiliza pela ajuda na manutenção. É um projeto que envolve a prefeitura, a sociedade civil organizada, comunidade do local e, às vezes, alguma empresa. Acho muito interessante.
Para nós, toda praça representa o lugar em que a criança pode demonstrar saúde em sua plenitude: é ali que ela se movimenta livremente, brinca, socializa, fantasia, além de ter contato com a natureza, se aventurando. Aliás, a “Nossa Praça” conta com uma minifloresta de árvores nativas e uma horta que é um verdadeiro deleite aos sentidos, com aromas variados e temperos de todas as partes do mundo.
Nesses anos todos já foram muitas praças e outros projetos que nos envolvemos para melhorar a qualidade de vida das crianças e da população de São Paulo. Atualmente, somos os responsáveis pela manutenção do parquinho do Parque Buenos Aires, próximo ao Sabará. No ano passado, também plantamos 5 mil árvores no Grajaú, em uma pequena floresta de bolso projetada pelo biólogo Ricardo Cardim para ajudar a comunidade local na geração de renda e para uma alimentação saudável.
Esse é o tipo de propósito que nos move quando pensamos em saúde infantil, como bem define a Organização Mundial da Saúde (OMS): saúde não se trata do oposto de doença, e, sim, do bem-estar do indivíduo nas dimensões biopsicossocial e espiritual.
Saiba mais sobre esse projeto:
https://nossapraca.cidades.co/
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/uma-viagem-realmente-fantastica/
https://institutopensi.org.br/programa-boa-praca/
https://institutopensi.org.br/uma-praca-para-as-criancas-ocuparem/
https://institutopensi.org.br/por-uma-praca-inclusiva/
https://institutopensi.org.br/por-que-e-importante-para-as-criancas-brincar-ao-ar-livre/
Vídeo da praça do Jardim Lapena: