PESQUISAR
Foto: CEO do Sabará Hospital Infantil, Dr. Felipe Lora (de camiseta azul), se reúne com os idealizadores da Nossa Praça para conhecer o espaço de 13 mil m²
O programa Boa Praça foi um projeto da nossa Fundação, iniciado de forma acidental em uma praça no Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo. Em 2017, em uma ação de voluntariado empresarial, fizemos a recuperação de duas praças no entorno do “Galpão”, local onde a Fundação Tide Setúbal faz suas atividades sociais.
A ideia nos pareceu bem legal e no ano seguinte tivemos a oportunidade de fazer parte de um grupo que faria a recuperação da praça Villaboin em Higienópolis, perto do Sabará Hospital Infantil. Nos responsabilizamos junto à prefeitura pela recuperação do parquinho infantil. Nascia aí o programa “Boa Praça”, que se propõe a entregar um parquinho recuperado por ano para a cidade de São Paulo.
Em maio, foi entregue à comunidade da Vila Cruzeiro, na zona sul de São Paulo, o novo parquinho infantil “Nossa Praça”. A obra foi patrocinada pelo Sabará Hospital Infantil, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), dentro do programa “Boa Praça”, que anualmente devolve à comunidade um espaço de brincadeira e convívio, tão importante às crianças e suas famílias.
O mais importante, além de entrar com o financiamento da obra, é ver o envolvimento da comunidade local que vai usar a praça e, depois, cuidar de sua manutenção. Procuramos sempre colocar a ideia de inclusão de crianças com necessidades específicas, pois muitas vezes são esquecidas, mas as propostas veem das pessoas locais.
Para nós, toda praça representa o lugar em que a criança pode demonstrar saúde em sua plenitude: é ali que ela se movimenta livremente, brinca, socializa, fantasia, além de ter contato com a natureza, se aventurando. Aliás, a “Nossa Praça” conta com uma minifloresta de árvores nativas e uma horta que é um verdadeiro deleite aos sentidos, com aromas variados e temperos de todas as partes do mundo.
Nesses anos todos já foram muitas praças e outros projetos que nos envolvemos para melhorar a qualidade de vida das crianças e da população de São Paulo. Atualmente, somos os responsáveis pela manutenção do parquinho do Parque Buenos Aires, próximo ao hospital. No ano passado, também plantamos 5 mil árvores no Grajaú, em uma pequena floresta de bolso projetada pelo biólogo Ricardo Cardim para ajudar a comunidade local na geração de renda e de alimentação saudável.
Esse é o tipo de propósito que nos move quando pensamos em saúde infantil, como bem define a Organização Mundial da Saúde (OMS): saúde não se trata do oposto de doença, e, sim, do bem-estar do indivíduo nas dimensões biopsicossocial e espiritual.
Saiba mais sobre esse projeto:
https://nossapraca.cidades.co/
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/uma-viagem-realmente-fantastica/
https://institutopensi.org.br/programa-boa-praca/
https://institutopensi.org.br/uma-praca-para-as-criancas-ocuparem/
https://institutopensi.org.br/por-uma-praca-inclusiva/
https://institutopensi.org.br/por-que-e-importante-para-as-criancas-brincar-ao-ar-livre/
Vídeo da praça do Jardim Lapena: