PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que é uma alimentação saudável?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que é uma alimentação saudável?

O que é uma alimentação saudável?

22/11/2022
  4737   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Alguns artigos recentes têm mostrado uma tendência maior de pais que buscam alimentação saudável por meio de alimentos orgânicos e com maior custo agregado, com possível enriquecimento com vitaminas, minerais e outros ingredientes tidos como funcionais (ômega três, probióticos, prébióticos e simbióticos). Sem levar em conta que se tratam de pesquisas usualmente relacionadas ao marketing, sem representatividade e sem haver contato com as classes sociais e econômicas com menor acessibilidade, estas tendências afetam um nicho bastante específico da população, que não denotam a realidade do país.

O empobrecimento, o aumento da insegurança alimentar e a dificuldade de compra de alimentos básicos não dão espaço a alimentos mais caros e de valores pouco reconhecidos pela população geral. Não é ruim que busquemos alimentos mais adequados, saudáveis, frescos, sem riscos e com melhor relação nutricional. O que não podemos é confundir com produtos que não tem evidência científica clara de que realmente possam fazer alguma diferença.

Alimentos orgânicos têm a vantagem de não serem contaminados com defensivos agrícolas e possibilitam o incremento da agricultura local e familiar, mas nem sempre apresentam um adequado controle sanitário e não garantem a qualidade inconteste.

Uma outra dúvida frequente é: “O que é um alimento saudável?”. Existiria um alimento saudável sem se analisar a frequência de consumo e as ocasiões de utilização? Um exemplo: um sanduíche de rede de comidas rápidas, com carne, salada, queijo e pão, seria ruim se consumido uma vez por mês ou a cada dois meses? Já um alimento considerado saudável, quando consumido em excesso e fora da rotina, poderá causar danos importantes à saúde?

O equilíbrio nutricional determina que podemos ter mais do que um alimento saudável, temos que ter uma alimentação saudável. Esta seria aquela que contemplasse todas as refeições, combinações de alimentos adequados à idade, ao padrão econômico e à possibilidade de compra e preparos corretos, em frequência específica. Uma alimentação que pudesse equilibrar saúde, praticidade, origem, preço e orientação adequada.

Leia também:

Atualizado em 26 de março de 2025

Dr. Mauro Fisberg

Dr. Mauro Fisberg

Pediatra e Nutrólogo (CRM 28119 RQE 3935 E 37146). Coordenador do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI. Professor Associado Doutor - Aposentado Sênior do Setor de Medicina do Adolescente - Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Membro do Corpo de Orientadores Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas a Pediatria (Unifesp).

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.