PESQUISAR

Os perigos do corante “caramelo”
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Os perigos do corante “caramelo”

Os perigos do corante “caramelo”

17/03/2014
  20201   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O corante caramelo é adicionado a muitos refrigerantes e alguns alimentos. Recentemente, tem havido alguma preocupação com alguns tipos deste corante artificial que podem conter uma substância química chamada 4-metilimidazole, ou 4-MEI.

4-MEI é criado quando alguns tipos de cores de caramelo artificial são produzidas, e também quando alguns alimentos são preparados – como por exemplo quando o café é torrado, ou malte é cozido para bebidas alcoólicas.

Em 2007, um estudo do governo federal americano mostrou que 4-MEI causou câncer em ratos, e em 2011 foi classificado como um “possível carcinógeno humano” por uma divisão da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estado da Califórnia estabeleceu limites na quantidade de 4-MEI que pode estar presente em alimentos e bebidas. No entanto, de acordo com a FDA, não existe o perigo de curto prazo apresentado pelo 4-MEI.

Um artigo publicado no “Consumer Reports” em 23 janeiro de 2014 detalha os resultados de testes realizados pela revista com o Centro de Johns Hopkins em 10 marcas de refrigerantes e uma marca de chá. Vários dos refrigerantes tinham níveis de 4-MEI mais altos do que o limite estabelecido pelo estado da Califórnia para a indústria química.

As crianças são mais suscetíveis de encontrar este produto químico em refrigerantes que são marrons (colas). Nós não sabemos ainda se o consumo de uma pequena quantidade de 4-MEI durante um longo período de tempo poderá ter impacto sobre a saúde das crianças. As crianças não precisam fazer qualquer teste especial se tiverem consumido refrigerante, não há maneira de medir 4-MEI no corpo.

Os pais que estão preocupados com 4-MEI podem limitar a ingestão de refrigerante, já que não é uma parte necessária da dieta de qualquer criança. A Academia Americana de Pediatria aconselha que as crianças consumam preferencialmente água, leite e, em quantidades limitadas, suco de frutas natural.

Leia também: Refrigerantes e obesidade: uma relação perigosa

Fonte:  Consumer reports  jan 2013 

Atualizado em 5 de junho de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ SETÚBAL
fundação José Luiz Setúbal
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Infinis

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto Pensi.