PESQUISAR
O corante caramelo é adicionado a muitos refrigerantes e alguns alimentos. Recentemente, tem havido alguma preocupação com alguns tipos deste corante artificial que podem conter uma substância química chamada 4-metilimidazole, ou 4-MEI.
4-MEI é criado quando alguns tipos de cores de caramelo artificial são produzidas, e também quando alguns alimentos são preparados – como por exemplo quando o café é torrado, ou malte é cozido para bebidas alcoólicas.
Em 2007, um estudo do governo federal americano mostrou que 4-MEI causou câncer em ratos, e em 2011 foi classificado como um “possível carcinógeno humano” por uma divisão da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estado da Califórnia estabeleceu limites na quantidade de 4-MEI que pode estar presente em alimentos e bebidas. No entanto, de acordo com a FDA, não existe o perigo de curto prazo apresentado pelo 4-MEI.
Um artigo publicado no “Consumer Reports” em 23 janeiro de 2014 detalha os resultados de testes realizados pela revista com o Centro de Johns Hopkins em 10 marcas de refrigerantes e uma marca de chá. Vários dos refrigerantes tinham níveis de 4-MEI mais altos do que o limite estabelecido pelo estado da Califórnia para a indústria química.
As crianças são mais suscetíveis de encontrar este produto químico em refrigerantes que são marrons (colas). Nós não sabemos ainda se o consumo de uma pequena quantidade de 4-MEI durante um longo período de tempo poderá ter impacto sobre a saúde das crianças. As crianças não precisam fazer qualquer teste especial se tiverem consumido refrigerante, não há maneira de medir 4-MEI no corpo.
Os pais que estão preocupados com 4-MEI podem limitar a ingestão de refrigerante, já que não é uma parte necessária da dieta de qualquer criança. A Academia Americana de Pediatria aconselha que as crianças consumam preferencialmente água, leite e, em quantidades limitadas, suco de frutas natural.
Leia também: Refrigerantes e obesidade: uma relação perigosa
Fonte: Consumer reports jan 2013
Atualizado em 5 de junho de 2024
mensagem enviada
viu serginho
como é perigoso refrigerantes
alimentos industrializados hoje em dia é complicado mesmo saber o que vai gerar a longo prazo. mas quando mais longe de nossas criancas pudermos evitar melhor!