PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Atividade física e rendimento escolar
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Atividade física e rendimento escolar

Atividade física e rendimento escolar

30/06/2015
  2912   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

atividade-fisica-e-o-rendimento-escolar

Existem vários estudos que mostram a importância da atividade física para benefício da saúde e da inteligência. A movimentação do corpo faz com que o cérebro trabalhe melhor. Dessa maneira, o rendimento escolar também é beneficiado pela prática de esportes e atividades físicas.

Uma pesquisa realizada na Universidade de West Virginia, Estados Unidos, mostrou que quem se exercita, possui maiores chances de ter boas notas na escola. Através de um estudo com 725 estudantes de quinto e sétimo ano, os pesquisadores puderam perceber que aqueles que mantiveram a atividade física continuaram a obter notas altas. O inverso aconteceu com aqueles que interromperam a atividade física, obtendo uma queda em seu rendimento escolar.

A prática constante de atividades físicas e esportes não somente ajudam no desenvolvimento acadêmico, mas também melhoram a saúde, condicionamento físico, bom humor além de propiciarem noites tranquilas de sono. Os benefícios são traduzidos para crianças, jovens e adultos.

A Educação Física é uma das matérias favoritas pelos estudantes. No entanto somente a Educação Física escolar não é suficiente. Faz-se necessário a prática de outras atividades físicas, visando ampliar o leque de opções e experiências. Deve-se buscar sempre aquelas atividades em que cada um sente maior prazer e bem estar. Existem muitos outros esportes que poderiam ser oferecidos, aprendidos e explorados pelas crianças e jovens além daqueles oferecidos na escola: futebol, vôlei, handebol, basquete.

Portanto, cabe aos pais levar os filhos a lugares onde possam conhecer e vivenciar outras modalidades, sejam em clubes, parques, associações ou academias. Além disso deve-se oferecer roupas e tênis adequados para cada tipo de atividade a ser praticada. Não importa a atividade. O que importa é a constância da prática da mesma!

 

assinatura-maria

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade