PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Bases ao desenvolvimento saudável na primeira infância
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Bases ao desenvolvimento saudável na primeira infância

Bases ao desenvolvimento saudável na primeira infância

25/10/2017
  2143   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O Center on the Developing Child / www.developingchild.harvard.edu / da Universidade de Harvard publicou o folheto “Core concepts in the science of early childhood development” (Conceitos básicos na Ciência do Desenvolvimento da Primeira Infância).

Nele, apresentam-se sete aspectos que caracterizam ou justificam o desenvolvimento saudável da criança pequena. A seguir, faremos uma retomada desses conceitos visando oferecer aos leitores de nosso blog, que desconhecem essa publicação, a possibilidade de terem acesso a ela, em nossa língua, de forma resumida, adaptada, ou simplesmente traduzida. No texto original, cada um dos aspectos é ilustrado por imagens (fotos ou gráficos) que descrevem ou estimulam pensamentos ou discussões sobre tema tão importante. A imagem acima é uma cópia da primeira delas. Vale a pena, pois, acompanhar a leitura da presente versão com o texto em inglês, para, assim, se restaurar a feliz e produtiva complementaridade, entre palavras, números e imagens, oferecida por seus autores.

1- O desenvolvimento saudável constrói fundamentos sólidos — para as crianças e a sociedade

O desenvolvimento da criança é crítico tanto para o da comunidade como da economia. Crianças capazes tornam-se o alicerce de uma sociedade próspera e sustentável. O sábio investimento em crianças e famílias, retorna na próxima geração de adultos através de uma vida produtiva e responsável. Ao contrário, colocamos em risco nossa prosperidade e segurança futuras, se não oferecermos o que as crianças precisam para construir base sólida a uma vida saudável e produtiva. Pesquisas em neurociência, biologia molecular, genética e desenvolvimento infantil contribuem para sabermos utilizar, individual e coletivamente, recursos eficazes e eficientes para construir tal base sólida.

Lino_macedo_Bases_ao_desenvolvimento_saudável_na_primeira_infância_25_10_2017_02

2- Proliferação e poda neural são ocorrências normais e saudáveis no desenvolvimento do cérebro: o que não é usado, perde-se

A arquitetura básica do cérebro é construída através de processo contínuo que começa antes do nascimento e continua até a idade adulta. Nos primeiros anos de vida são formadas 700 novas sinapses (conexões neurais) a cada segundo. Após um período de rápida proliferação, as conexões são reduzidas através de um processo chamado de poda, possibilitando que os circuitos cerebrais  tornem-se mais eficientes. As primeiras experiências afetam a natureza e a qualidade da arquitetura de desenvolvimento do cérebro determinando quais circuitos são reforçados e que são podados por falta de uso. Algumas pessoas se referem a isso como “usar ou perder”.

Lino_macedo_Bases_ao_desenvolvimento_saudável_na_primeira_infância_25_10_2017_03

3- Conexões neurais em diferentes áreas do cérebro, associadas com funções específicas, proliferam-se rapidamente, e, também, começam a ser eliminadas (sofrerem poda) nos primeiros anos da vida

O cérebro é construído de forma hierárquica, começando pelos circuitos mais simples, movendo-se, depois, aos mais complexos. Caminhos sensoriais como os da visão e da audição desenvolvem-se  primeiro, vindo em seguida os relativos à linguagem e funções cognitivas superiores. Proliferam-se conexões e ocorrem eliminações (podas). Experiências afetam, contribuindo para a construção de circuitos fortes ou fracos. O cérebro nunca é uma lousa em branco – cada nova competência é construída com base nas competências que surgiram antes.

Lino_macedo_Bases_ao_desenvolvimento_saudável_na_primeira_infância_25_10_2017_04

4- “Serve and Return Interaction” constrói a arquitetura saudável do cérebro

Interações entre genes e experiências influenciam o modo de formação do cérebro. Os cientistas agora sabem que um aspecto  importante neste processo de desenvolvimento é a “serve and return interaction” praticada entre as crianças e seus pais ou outros adultos na família ou comunidade. Em crianças pequenas, essas interações dão-se através do balbuciar, das expressões faciais e dos gestos, e os adultos respondem com o mesmo tipo de vocalização e expressão gestual.  A ausência de tais respostas – ou se elas são não confiáveis ​​ou inadequadas – perturba o desenvolvimento da arquitetura do cérebro da forma esperada, e pode levar a problemas na aprendizagem e comportamento.

Lino_macedo_Bases_ao_desenvolvimento_saudável_na_primeira_infância_25_10_2017_05

5- Desenvolvimento cognitivo, emocional e social são conectados: Não se pode utilizar um sem o outro

Capacidades cognitivas, emocionais e sociais estão indissociavelmente interligadas no cérebro, tais como estão processos de aprendizagem, comportamento e saúde física e mental ao longo do curso da vida. Um domínio não pode ser direcionado sem afetar os outros. As múltiplas funções do cérebro operam de forma ricamente coordenada: o bem-estar emocional e a competência social fornecem uma base sólida para as habilidades cognitivas emergentes e, juntos, são os tijolos e a argamassa que constituem a base do desenvolvimento humano. A saúde emocional e física, as habilidades sociais e as capacidades cognitivo-linguísticas que emergem nos primeiros anos são pré-requisitos importantes para o sucesso na escola e, posteriormente, no trabalho e na vida em comunidade.

Lino_macedo_Bases_ao_desenvolvimento_saudável_na_primeira_infância_25_10_2017_06

6- Estresse tóxico prejudica o desenvolvimento da arquitetura do cérebro

Pesquisas científicas indicam que o estresse crônico pode ser tóxico ao desenvolvimento do cérebro. Pobreza extrema, negligência, abuso repetido ou depressão materna grave, por exemplo, podem ocasioná-lo. O estresse positivo é um aspecto importante e necessário do desenvolvimento saudável. Ele pode ser gerado por respostas fisiológicas moderadas e de curta duração à experiências desconfortáveis. Mas, no estresse tóxico, a ativação forte e não aliviada do sistema de gerenciamento de estímulo do corpo indicam ausência de proteção ou suporte dos adultos, responsáveis pelas crianças. A estrutura dos neurônios no hipocampo e no córtex pré-frontal,  importante ao aprendizado bem como sucesso na escola e no trabalho  apresenta conexões neurais bem desenvolvidas.  Neurônios submetidos a estresse tóxico apresentam conexões neurais subdesenvolvidas ou uma arquitetura mais fraca no cérebro.

Lino_macedo_Bases_ao_desenvolvimento_saudável_na_primeira_infância_25_10_2017_07

7- A habilidade para alterar cérebro e comportamento diminui com a idade

Na medida em que envelhecemos, o cérebro fica mais especializado, ou seja, é capaz de realizar funções complexas. Ao mesmo tempo, é menos capaz de se reorganizar e adaptar. Isso se verifica, por exemplo, com a aprendizagem de línguas — mais fácil de ser dominada pela criança do que por adultos. O cérebro elimina (poda) os circuitos não usados. Mas, os que são, tornam-se mais fortes e pouco se alteram ao longo do tempo. Na prática, isso significa que é mais fácil e eficaz influenciar a arquitetura do cérebro em desenvolvimento de um bebê do que o fazer quando somos adultos.  Em outras palavras, é melhor assegurarmos condições positivas para o desenvolvimento saudável da criança pequena, do que o fazer mais tarde.

Lino_macedo_Bases_ao_desenvolvimento_saudável_na_primeira_infância_25_10_2017_08

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade