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Educação terceirizada

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24/09/2015
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educação

 

Muitas pessoas pensam que valores estão atrelados simplesmente ao conceito de religião. Eu diria que vai mais além, pois correspondem a outras maneiras de organização, como: educação, cultura, regras e condutas que fazem parte das relações humanas. Podemos definir que valores são os princípios, as formas que as pessoas, ou as famílias, escolhem para interagir com o outro.

Esta semana soube de um caso bastante interessante no que diz respeito à transmissão de valores e como gosto de refletir, pensei em escrever sobre este tema que é tão desprezado.

Uma avó, preocupada com os afetos de seus netos, resolveu ensiná-los o que é pedir bênção. Um deles lhe perguntou se tal expressão era de outra língua. Curioso não é?

O fato é que cada família define como seus valores o que considera relevante nas relações, seja de qualquer ordem: conceitos de respeito, de crenças, atitudes de afeto, atitudes políticas, conceitos de amizade, enfim, os diversos modos e olhares de cada um que afetam o dia a dia.

Nos dias de hoje, com a extensão dos horários de trabalho dos pais, ou, devido as diferentes necessidades econômicas, fica ainda maior a responsabilidade da escola, pois, muitos responsáveis, se eximem da função de educar seus filhos e a projeta nos professores. O comportamento dos pais, entretanto, revela aos filhos seus valores, que a partir da convivência passam a reproduzi-los inconscientemente. A escola por sua vez, pode e deve relembrar aos alunos de algumas regras e princípios éticos, mas estes já devem fazer parte da ‘’mochila’’, do material consciente da criança trazido de casa.

Mesmo havendo cumplicidade entre escola e família, pois, a escola é a segunda instituição a receber a criança, é fundamental que os pais tenham claro que a qualidade da relação com seu filho é de sua total responsabilidade e não cabe terceirizá-la à escola.

Segundo Jung em seu livro ‘’ O desenvolvimento da personalidade’’ a criança armazena um conjunto de experiências em sua estrutura ainda inconsciente, para que futuramente a perceba como proveniente de alguma entidade, os pais ou o professor. Por isso, a escola é corresponsável pelo desenvolvimento dos jovens, há uma correspondência direta entre a psique deste adulto e a da criança.  Professor forma consciências!

Para terminar este texto, desejo de verdade que os pais também reflitam a respeito de valores, de conceitos de amizade, gentileza, solidariedade, responsabilidade e outros procedimentos da vida, porque o professor participa da vida acadêmica, social e cultural do aluno, entretanto, é na família ou na relação pai e filho, ou mãe e filho, que se constitui verdadeiramente a Educação.

Pense nisso!

assinatura_Liliam

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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