PESQUISAR
Nos EUA existe uma preparação para pediatras que queiram se dedicar a questão do “Abuso infantil”. Eles são médicos com formação específica, experiência e habilidades na avaliação de crianças que podem ser vítimas de algum tipo de abuso ou negligência. No Brasil, temos uma regulação específica que é o Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) que legisla sobre o assunto.
Esse papel descrito pela Academia Americana de Pediatria, é exercido pelos diretores clínicos dos hospitais e geralmente temos muito pouca formação para isso.
No Sabará Hospital Infantil, a violência contra a criança é uma das preocupações e procuramos dar informação e formação para nossos profissionais. Pode parecer estranho, mas abuso de qualquer tipo é uma coisa bem mais comum do que as pessoas geralmente pensam, mesmo em pacientes de classe média alta como os que nos frequentam.
Que tipo de treinamento o pediatra de abuso infantil tem?
Tipos de serviços oferecidos por esses pediatras:
Os pediatras de abuso infantil coletam história médica de pais e famílias, conversam com crianças, examinam crianças, analisam exames de sangue, raios-x e outros testes e podem ordenar e revisar testes adicionais. Esses pediatras geralmente trabalham dentro de uma equipe multidisciplinar, com médicos, funcionários do hospital, trabalhadores da agência de serviços de proteção à criança e policiais para coletar informações e garantir que todas as agências envolvidas compreendam as preocupações médicas sobre uma criança. Além disso, examinam cuidadosamente todos os detalhes sobre a criança e por que existe a preocupação com o abuso. A avaliação inclui falar com muitos profissionais envolvidos no cuidado e proteção do seu filho, como o médico de cuidados primários da criança, o terapeuta, o trabalhador do serviço de proteção infantil e o policial e geralmente testemunham no tribunal para ajudar um juiz e um jurado a entender as preocupações e lesões médicas de uma criança e o que eles significam.
No início de dezembro tivemos o 11º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte Seção sobre abuso e negligência infantil (Copyright © 2013 American Academy of Pediatrics)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para os cuidados médicos e os conselhos do seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.