PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Paz e esperança para um mundo melhor
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Paz e esperança para um mundo melhor

Paz e esperança para um mundo melhor

31/12/2015
  1034   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

feliz-ano-novo

“Eu encontro esperança nos dias mais sombrios, e foco nos mais brilhantes. Eu não julgo o universo.”

Dalai Lama

Chegamos ao final de 2015, um ano marcante em minha vida e, talvez, na de muitos de vocês. Vários acontecimentos que marcaram o mundo e o Brasil de forma indelével.

Se há dez anos quando vim liderar um projeto no então pequeno Pronto Socorro Infantil Sabará tudo parecia correr bem, o Brasil vinha surfando numa onda de prosperidade e democracia nunca vista, o mundo vivia um longo período de paz no ocidente e a guerra fria parecia ser coisa de filme do 007, neste ano as coisas mudaram drasticamente.

O Brasil passa por uma crise econômica, financeira, política e, sobretudo de valores que ninguém pôde prever. O mundo ocidental passa por problemas para os quais não se enxergam soluções de curto prazo e que tornam a vida mais insegura para todos que habitam este planeta. Os atentados na Europa, os refugiados da Síria e Haiti, desastres ambientais como o de mariana, tudo nos afeta, por mais distantes que eles possam parecer. O mundo globalizado torna as distâncias pequenas e os problemas gigantescos. Vejam o Aedes aegypti como vetor de doenças que não existiam no Brasil na escala que existem hoje, Dengue, Zika vírus ou Febre Chikungunya.

Para o Sabará e o Instituto PENSI as coisas foram melhores. Nossa receita foi maior do que o previsto no orçamento, embora o resultado tenha sido pior por causa da Unimed Paulistana. Os Centros de Excelência tiveram seu primeiro ano com bom desempenho e as coisas vão bem para o nosso lado.

No Instituto PENSI realizamos os 15 simpósios sobre saúde infantil programados atingindo mais de 1200 inscrições, além de outros cursos e atividades. Nossos projetos sociais avançam e até fomos contemplados com um projeto qualificado no PRONON e nosso voluntariado é cada vez mais reconhecido.

Voltando ao título desta mensagem e a frase de Dalai Lama, gostaria de poder trazer uma mensagem de Paz e Esperança, votos que normalmente desejamos no final de cada ano. Procuremos achar a esperança no momento sombrio que vivemos e como encontramos foco nestes 10 anos para construir a Instituição que temos hoje.

Para terminar, gostaria de lembrar nossa visão e escrever uma mensagem singela de Paz deixada por Gandhi e que têm muita relação entre si:

Nossa Visão: “Infância saudável para uma sociedade melhor”

“Se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz e se temos de levar a cabo uma verdadeira guerra contra a guerra, teremos de começar pelas crianças; e não será necessário lutar se permitirmos que cresçam com a sua inocência natural; não teremos de transmitir resoluções insubstanciais e infrutíferas, mas iremos do amor para o amor e da paz para a paz, até que finalmente todos os cantos do mundo fiquem cobertos por essa paz e por esse amor pelo qual, consciente ou inconscientemente, o mundo inteiro clama.”                                                         

Gandhi.

A todos, independentemente de sua fé, desejo um Feliz final de ano e que 2016 venha com muita paz, muitas alegrias e muita saúde, votos que estendo à suas famílias.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal.

As informações contidas neste site não deve ser usado como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade