PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Projetos de UTI e recuperação de pacientes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Projetos de UTI e recuperação de pacientes

Projetos de UTI e recuperação de pacientes

08/10/2014
  362   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

uti 1

Quando fizemos o projeto arquitetônico do Hospital Infantil Sabará, fizemos questão de uma UTI com quartos individuais e com banheiros, para que os pais pudessem ficar com seus filhos 24 horas, se assim desejassem. Num artigo científico da revista Pediatrics publicada e outubro vem confirmar que esta é a melhor solução para recuperar as crianças gravemente doentes.

Prematuros colocados em quartos individuais em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) – em comparação com o ambiente de baía aberta – pesou mais na alta, apresentaram as maiores taxas de ganho de peso, precisaram de menos procedimentos médicos, e tinha melhor atenção, menores níveis de estresse e menos dor, de acordo com o estudo.

Os autores do estudo mostraram que essas melhorias foram devido a um maior apoio no desenvolvimento e envolvimento materno no ambiente de sala unifamiliar. Os autores descobriram que os níveis mais elevados de apoio no desenvolvimento em sala unifamiliar da UTIN são o que levam a um maior ganho de peso, enquanto um maior envolvimento materno levou a menos procedimentos médicos.

Este apoio ao desenvolvimento aumentou e levou a uma melhor atenção com um maior envolvimento materno diminuindo o estresse e a dor. Desde que foi adotado o quarto individual UTIN, está associado a uma melhor recuperação infantil, pode reduzir a probabilidade ou a gravidade dos prejuízos, devido ao nascimento prematuro.

Os autores do estudo concluem que modelos de atenção, como a UTIN quarto individual, que proporcionam níveis adequados de desenvolvimento, apoio materno e os funcionários podem melhorar os resultados para bebês prematuros.

Acreditamos que isto seja verdade para todas as crianças que estejam em UTI, pois o estresse sem a presença familiar próximo é maior, além de isolar o estresse de cada criança.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Article: “Single-Family Room Care and Neurobehavioral and Medical Outcomes in Preterm Infants”  – Pediatrics oct. 2014

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade