PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Um presente de Natal
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Um presente de Natal

Um presente de Natal

18/02/2016
  551   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

 

Paulo é um menino com quase quatro anos de idade e que tem problemas cardíacos. Ele está sendo criado por sua tia-madrinha e o pai. Sua mãe faleceu. Mas, não é sobre isso que queremos falar, hoje. Queremos falar de um gesto dele que marcou toda a equipe do Sabará que o tratou, quando esteve aqui internado. Um gesto que marcou em nós sua presença tão bonita  e reconhecida.

Por conta de seus problemas cardíacos, Paulo devia ficar com soro de manutenção, o que muito o incomodava. Saibam que, por uma questão de segurança, o soro é infundido por uma bomba, pela qual se pode controlar tempo (duração) e quantidade. A bomba fica colocada em um suporte de metal alto. Durante seu tratamento, ele foi estimulado a não precisar mais de soro, pois seu modo de aplicação é algo muito chato, como ele mesmo dizia. Chegou, enfim, o dia tão esperado em que por sua evolução clinica ele poderia ficar sem o soro. Maravilha! Ele foi parabenizado por essa conquista, que muito o agradou. Soro e bomba foram retirados. Mas, surpresa!, na hora de se pegar o suporte, ele insistiu que o deixassem no quarto. Por que? Ninguém entendeu, mas, se respeitou sua vontade. Surpresa maior ainda estava reservada, quando alguns dias depois, no dia de sua alta, próximo do Natal, em dezembro passado, ele mostrou o suporte todo enfeitado com desenhos, simbolizando uma árvore. E que bela arvore! E que bela mensagem, quando disse: “- Este é meu presente de Natal para todos vocês, por terem cuidado tão bem de mim. Quero que todos os plantões vejam o meu presente.”

Ponham-se no lugar da equipe de cuidadores de um hospital como o Sabará, com tantas crianças, cada qual com suas questões e necessidades. E um garoto lhes faz essa surpresa, esse carinho, dá-lhes tal exemplo de humanização e agradecimento, dá-lhes um presente tão lindo de Natal! Muito obrigado, Paulo. Vida longa, saudável e feliz para você!

Lino de Macedo

Lino de Macedo

Professor Doutor Lino de Macedo Assessor de psicologia e educação do Instituto Pensi e Hospital Infantil Sabará

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade