PESQUISAR
Na tarde da última segunda-feira (21/02), a equipe do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) do Instituto PENSI recebeu oficialmente as premiações – troféus & notebooks – do 5º Prêmio Henri Nestlé.
Centenas de trabalhos foram submetidos ao prêmio, que é um dos mais respeitados eventos de pediatria voltados à nutrição. O CENDA inscreveu quatro trabalhos científicos em diferentes categorias e três deles foram premiados. Confira:
1º lugar na categoria Saúde Pública
“Características do café da manhã de crianças com dificuldades alimentares”
Autores: Luana Nogueira Romão, Priscila Maximino, Ana Carolina Barco Leme, Raquel Ricci, Nathália Gioia de Paula, Camila Fussi e Mauro Fisberg.
1º lugar na categoria Materno Infantil
“Como o estilo de alimentação e atitudes dos pais em relação a alimentação dos filhos estão associados às dificuldades alimentares”
Autores: Evelin Czarny Hasbani, Paula Victoria Félix, Patricia Kawai Sauan, Priscila Maximino, Rachel Helena Vieira Machado e Mauro Fisberg.
2º lugar na categoria Materno Infantil
“Aleitamento materno exclusivo (AME) e estilos parentais em crianças com dificuldades alimentes: resultados de centro de referência em nutrição e dificuldades alimentares”
Autores: Priscila Maximino, Ana Carolina B. Leme. Vitoria M. J. Franco, Nathalia Gioa de Paula, Raquel Ricci, Camila Fussi e Mauro Fisberg.
Para o coordenador do CENDA, o pediatra e nutrólogo Dr. Mauro Fisberg, esse é um reconhecimento do trabalho desenvolvido por sua equipe. “Fomos premiados em um grande evento público e científico. Nosso trabalho vem crescendo a cada dia e queremos compartilhar ainda mais conhecimento sobre as dificuldades alimentares das crianças. Isso vem ao encontro da nossa recente publicação – A criança que come mal, voltada aos profissionais de saúde, assim como da nossa próxima publicação, que deve ocorrer no mês de maio e será voltada ao público em geral. São trabalhos importantes para o entendimento e tratamento das crianças que não se alimentam corretamente”, explica.
O Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares é um centro de atendimento multidisciplinar, especializado no atendimento e tratamento de problemas alimentares e suas consequências. Ele é pioneiro e referência no Brasil, desde o atendimento em saúde até a produção de pesquisa e ensino. Produz conhecimento para comunidade de profissionais de saúde desde 2014, com artigos e simpósios, de profissionais nacionais e internacionais.
Atualmente, integram a equipe do CENDA a nutricionista Priscila Maximino, que desenvolve trabalhos de ensino e pesquisa e coordena o atendimento de Nutrição no CENDA; A pediatra e gastroenterologista Dra. Nathalia Gioia de Paula, que atua no Pronto-socorro do Hospital Infantil Sabará; A nutricionista Raquel Ricci, especialista em Saúde da Criança e do Adolescente e responsável pela avaliação nutricional de todos os pacientes atendidos no CENDA; A nutricionista Ana Carolina Leme, que desenvolve pesquisas com ênfase em epidemiologia nutricional e estratégias de intervenção nutricional com famílias e a fonoaudióloga Camila Fussi, especialista em motricidade orofacial – disfagia.
Vale ressaltar que o Instituto PENSI oferece toda a infraestrutura necessária para a realização dos estudos conduzidos pelo CENDA. Anualmente, são investidos cerca de R$ 500 mil, que englobam a prestação de serviços multiprofissionais, estrutura física, equipamentos e pessoal.