PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Música e movimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Música e movimento

Música e movimento

30/12/2015
  9920   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

No processo de desenvolvimento psicomotor da criança existe um componente muito importante que, às vezes, não paramos para observar. É algo tão intrínseco em nossas vidas que não nos damos conta de sua importância. Ela nasce conosco, junto à doce voz de nossas mães.

Nos embala. Nos faz dormir. Nos acalma. Nos faz sorrir e dançar. Alegra uma noite triste. Expressa sentimentos e emoções. Faz chorar. Ganha proporções enormes junto a um instrumento. Dá vida às atividades físicas. Acompanha corredores por quilômetros e quilômetros. É companheira. É clássica e romântica. Mas também é força e poder. Pode ser instrumental ou orquestrada, cantada ou gritada. Possui formas variadas: jazz, pop, rock, clássica, entre tantas. É companheira e amiga sempre. Sim, ela é a música!

E qual sua importância no desenvolvimento das crianças? Quanto maior o envolvimento da criança com a música, maiores serão os seus benefícios. Existem pesquisas que comprovam que adultos que foram expostos ao contato da música durante sua infância alcançaram um maior desenvolvimento intelectual, motor, afetivo e cognitivo. A música permite que a criança tenha uma maior e melhor interação com outras crianças. Proporciona segurança emocional e confiança. Na fase de alfabetização, a música enriquece o aprendizado, principalmente através de canções rimadas e repetitivas. O acompanhamento de gestos e coreografias desenvolvem sua expressão corporal e a forma rítmica. Dessa maneira, áreas como o esquema e imagem corporal, lateralidade e equilibração são trabalhadas de maneira lúdica e divertida. A música também traz benefícios no processo do aprendizado da matemática e de outros idiomas, potencializando a capacidade de memória.

A linguagem musical é apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes na educação infantil, juntamente com a linguagem oral, escrita, das artes visuais e da matemática, dos movimentos e das ciências. Quando utilizada de forma lúdica para o aprendizado de regras sociais, torna-se extremamente importante no processo de desenvolvimento social. Auxilia também no trabalho com as emoções, isto é, nas situações de dúvidas, escolhas, alegria, tristeza, perdas e decepções.

A música também é extremamente importante no processo do desenvolvimento da concentração e potencializa a aprendizagem da matemática. A expressão corporal é estimulada através da música, permitindo que a criança adapte seu movimento corporal aos diferentes ritmos, contribuindo assim com o controle rítmico corporal. Aliado a isso, as coreografias e gestos permitem que a coordenação motora global seja enriquecida e refinada.

A família e a escola têm papel relevante nesse processo de aprendizado. É recomendado que sejam dadas oportunidades variadas aos ouvidos e cérebros das crianças, apresentando-lhes músicas ricas, estimulantes e de boa qualidade.

Lembrem-se que a música proporciona às crianças:

  • Aumento da coordenação motora
  • Incentivo à comunicação
  • Incentivo ao trabalho em grupo
  • Desenvolvimento da sensibilidade e criatividade
  • Aumento da autoestima
  • Aprendizagem do alfabeto, ritmos, números, etc.

Assim sendo, nunca é tarde para começar. Para cantar e dançar é só começar!

Leia também: A música é uma brincadeira e tanto

Por Maria Helena S. Castro, psicomotricista, atua com crianças que têm dificuldade neuromotora

Atualizado em 27 de agosto de 2024

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.