PESQUISAR
No processo de desenvolvimento psicomotor da criança existe um componente muito importante que, às vezes, não paramos para observar. É algo tão intrínseco em nossas vidas que não nos damos conta de sua importância. Ela nasce conosco, junto à doce voz de nossas mães.
Nos embala. Nos faz dormir. Nos acalma. Nos faz sorrir e dançar. Alegra uma noite triste. Expressa sentimentos e emoções. Faz chorar. Ganha proporções enormes junto a um instrumento. Dá vida às atividades físicas. Acompanha corredores por quilômetros e quilômetros. É companheira. É clássica e romântica. Mas também é força e poder. Pode ser instrumental ou orquestrada, cantada ou gritada. Possui formas variadas: jazz, pop, rock, clássica, entre tantas. É companheira e amiga sempre. Sim, ela é a música!
E qual sua importância no desenvolvimento das crianças? Quanto maior o envolvimento da criança com a música, maiores serão os seus benefícios. Existem pesquisas que comprovam que adultos que foram expostos ao contato da música durante sua infância alcançaram um maior desenvolvimento intelectual, motor, afetivo e cognitivo. A música permite que a criança tenha uma maior e melhor interação com outras crianças. Proporciona segurança emocional e confiança. Na fase de alfabetização, a música enriquece o aprendizado, principalmente através de canções rimadas e repetitivas. O acompanhamento de gestos e coreografias desenvolvem sua expressão corporal e a forma rítmica. Dessa maneira, áreas como o esquema e imagem corporal, lateralidade e equilibração são trabalhadas de maneira lúdica e divertida. A música também traz benefícios no processo do aprendizado da matemática e de outros idiomas, potencializando a capacidade de memória.
A linguagem musical é apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes na educação infantil, juntamente com a linguagem oral, escrita, das artes visuais e da matemática, dos movimentos e das ciências. Quando utilizada de forma lúdica para o aprendizado de regras sociais, torna-se extremamente importante no processo de desenvolvimento social. Auxilia também no trabalho com as emoções, isto é, nas situações de dúvidas, escolhas, alegria, tristeza, perdas e decepções.
A música também é extremamente importante no processo do desenvolvimento da concentração e potencializa a aprendizagem da matemática. A expressão corporal é estimulada através da música, permitindo que a criança adapte seu movimento corporal aos diferentes ritmos, contribuindo assim com o controle rítmico corporal. Aliado a isso, as coreografias e gestos permitem que a coordenação motora global seja enriquecida e refinada.
A família e a escola têm papel relevante nesse processo de aprendizado. É recomendado que sejam dadas oportunidades variadas aos ouvidos e cérebros das crianças, apresentando-lhes músicas ricas, estimulantes e de boa qualidade.
Lembrem-se que a música proporciona às crianças:
Assim sendo, nunca é tarde para começar. Para cantar e dançar é só começar!
Leia também: A música é uma brincadeira e tanto
Por Maria Helena S. Castro, psicomotricista, atua com crianças que têm dificuldade neuromotora
Atualizado em 27 de agosto de 2024