PESQUISAR
“Eu encontro esperança nos dias mais sombrios, e foco nos mais brilhantes. Eu não julgo o universo.”
Dalai Lama
Chegamos ao final de 2015, um ano marcante em minha vida e, talvez, na de muitos de vocês. Vários acontecimentos que marcaram o mundo e o Brasil de forma indelével.
Se há dez anos, quando vim liderar um projeto no então pequeno Pronto Socorro Infantil Sabará, tudo parecia correr bem, o Brasil vinha surfando numa onda de prosperidade e democracia nunca vista, o mundo vivia um longo período de paz no ocidente e a guerra fria parecia ser coisa de filme do 007, neste ano as coisas mudaram drasticamente.
O Brasil passa por uma crise econômica, financeira, política e, sobretudo, de valores que ninguém pôde prever. O mundo ocidental passa por problemas para os quais não se enxergam soluções de curto prazo e que tornam a vida mais insegura para todos que habitam este planeta. Os atentados na Europa, os refugiados da Síria e Haiti, desastres ambientais como o de Mariana, tudo nos afeta, por mais distantes que eles possam parecer. O mundo globalizado torna as distâncias pequenas e os problemas gigantescos. Vejam o Aedes aegypti como vetor de doenças que não existiam no Brasil na escala que existem hoje, Dengue, Zika vírus ou Febre Chikungunya.
Para o Sabará e o Instituto PENSI as coisas foram melhores. Nossa receita foi maior do que o previsto no orçamento, embora o resultado tenha sido pior por causa da Unimed Paulistana. Os Centros de Excelência tiveram seu primeiro ano com bom desempenho e as coisas vão bem para o nosso lado.
No Instituto PENSI, realizamos os 15 simpósios sobre saúde infantil programados, atingindo mais de 1200 inscrições, além de outros cursos e atividades. Nossos projetos sociais avançam e até fomos contemplados com um projeto qualificado no PRONON e nosso voluntariado é cada vez mais reconhecido.
Voltando ao título desta mensagem e à frase de Dalai Lama, gostaria de poder trazer uma mensagem de Paz e Esperança, votos que normalmente desejamos no final de cada ano. Procuremos achar a esperança no momento sombrio que vivemos e como encontramos foco nestes 10 anos para construir a Instituição que temos hoje.
Para terminar, gostaria de lembrar nossa visão e escrever uma mensagem singela de Paz deixada por Gandhi e que têm muita relação entre si:
Nossa Visão: “Infância saudável para uma sociedade melhor”
“Se queremos alcançar neste mundo a verdadeira paz e se temos de levar a cabo uma verdadeira guerra contra a guerra, teremos de começar pelas crianças; e não será necessário lutar se permitirmos que cresçam com a sua inocência natural; não teremos de transmitir resoluções insubstanciais e infrutíferas, mas iremos do amor para o amor e da paz para a paz, até que finalmente todos os cantos do mundo fiquem cobertos por essa paz e por esse amor pelo qual, consciente ou inconscientemente, o mundo inteiro clama.”
Gandhi.
A todos, independentemente de sua fé, desejo um feliz final de ano e que 2016 venha com muita paz, muitas alegrias e muita saúde, votos que estendo às suas famílias.
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 28 de agosto de 2024