PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
10 maneiras para criar tempo e se divertir com os filhos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
10 maneiras para criar tempo e se divertir com os filhos

10 maneiras para criar tempo e se divertir com os filhos

17/03/2015
  3076   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

10 maneiras de criar tempo

Há tempos eu li um post chamado 10 maneiras criativas para conseguir criar tempo para ficar com os filhos no blog Inner Child Fun e achei que o tema tinha tudo a ver com os desafios que eu vivo no cotidiano e que me levaram a criar o Tempojunto. Não deveria ser assim, mas o fato é que, com a correria do dia a dia, os filhos muitas vezes acabam ficando com o que sobra do nosso tempo, depois de tudo o que as obrigações da casa e do trabalho exigem. O tempo de brincar junto, então, esse praticamente não existe.

Resolvi pensar no meu estilo de vida e acabei criando as minhas 10 maneiras de conseguir encontrar passar um tempo junto de qualidade com as minhas filhas. Se você não tem tempo suficiente, vai ser preciso cria-lo.

1. Valorize as janelas do seu tempo

Janela é o nome que eu e meu marido damos ao tempo que surge de forma não planejada e que pode ser aproveitado fazendo alguma coisa útil. É o médico que atrasa 30 minutos, o trânsito que engarrafa, os minutos na fila para comprar ingresso. Todas essas janelas podem ser usadas para brincar se as crianças estão por perto. Bastam 2 minutinhos livres para você poder fazer uma brincadeira de mãos, do tipo Adoleta ou Jokenpô.

2. Inclua a brincadeira na agenda

Isso mesmo. Reserve um período do dia para brincar e faça dele um compromisso tão sério quanto uma reunião de trabalho. Jogar um jogo de tabuleiro na mesa do café da manhã, por exemplo.

3. Crie rotinas especiais

Um momento se torna memorável quando faz parte de uma tradição. Podem ser coisas um poucos mais demoradas, como fazer da noite de domingo a hora da sessão do filme em família em casa, ou algo mais simples breve, como sempre apostar uma corrida da vaga da garagem até o elevador na hora da volta da escola.

4. Envolva as crianças nas tarefas da casa

Se você parar para pensar, algumas atividades ficam até mais divertidas com as crianças por perto. Uma competição para ver quem arruma a cama mais rápido, cantar e dançar enquanto se faz faxina na sala – a vassoura pode ser um ótimo parceiro de dança. E na cozinha então? Faça dos pequenos os seus ajudantes, com avental e tudo. Eles vão adorar ser os mini-chefs da casa

5. Se planeje

Use parte do seu final de semana para planejar momentos de brincar durante a semana. Com um pouco de organização e tendo os materiais certos, até brincar fica mais fácil. Pense em brincadeiras que você pode fazer e convide as crianças para participar. Anda sem ideias? o www.tempojunto.com tem um monte de dicas. Experimente fazer um foguete de bexiga, por exemplo.

6. Saia da rotina

 Pelo menos uma vez por semana faça algo diferente. Café da manhã na cama, jogar bexiga antes de dormir, acampamento na sala com lençóis amarrados nas poltronas, cachorro-quente no jantar em plena terça-feira. Surpreenda!

7. Crie um ritual para a hora de dormir

Faça da hora de dormir um momento especial. Leia histórias, invente histórias, ouça músicas de ninar, encha seus filhos de carinho. E repita tudo no dia seguinte.

8. Organize um clubinho em casa

Escolha um espaço da casa para ser um canto especial. Pode ser um closet ou a parte debaixo de uma mesa coberta com uma tolha que vá até o chão. Use este canto para fazer algumas atividades especiais. Pode ser o Clube das Meninas (mãe e filha), o Clube da Família (todo mundo junto). A primeira tarefa do clube vai ser escolher o que fazer. Começar uma coleção, por exemplo.

09. Compartilhem um hobby

Se as crianças forem mais velhas, fica ainda mais fácil. Você e eles podem compartilhar gostos e fazerem algo juntos. Aqui em casa, eu e a Carol, minha filha de 8 anos, adoramos pintar mandalas. Temos até um porta-lápis com o material de pintar que é exclusivo para a hora de fazer as Mandalas. Podia ser colecionar figurinhas, moedas, carrinhos, ou ainda fazer pulseiras de elástico. Não faz diferença. O importante são os momentos compartilhados.

10. Envolva as crianças nas tarefas da casa

 

Essa veio direto do post do Inner Child Fun para a minha vida: dá próxima vez em que a criança chamar você para brincar, diga sim. Sua lista de tarefas pode ficar para depois.

 

Foto de capa: Nathan Bittinger http://bit.ly/br_junto

Patrícia Marinho

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.