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No Mundo competitivo de hoje, não há pai que não se preocupe com o futuro de seu filho. Este interessante artigo da revista Pediatrics relaciona boas escolas e o comportamento de risco na saúde dos adolescentes.
O acesso a uma boa escola pode ser um dos grandes equalizadores entre adolescentes de diferentes níveis de renda, de acordo com um estudo realizado em Los Angeles nos EUA. Os pesquisadores examinaram se a exposição a “escolas de sucesso” podem melhorar a saúde ou comportamentos saudáveis, bem como o desempenho acadêmico entre os adolescentes de baixa renda. Eles compararam dois grupos de estudantes do ensino médio de bairros de baixa renda, em Los Angeles.
Ambos os grupos de estudantes foram questionados sobre seus comportamentos de saúde e seus resultados de testes padronizados foram anotados. Os alunos que foram admitidos nas escolas de alto desempenho passaram a executar muito melhor em matemática e testes padrão de inglês. Além disso, um número significativamente menor de participantes de 36% de escolas comuns contra 42% – envolvido em qualquer de um conjunto de comportamentos arriscados, incluindo relações sexuais desprotegidas e envolvimento armas e gangues. A escola pareceu desempenhar um papel significativo de maneira positiva, visto que os alunos que mudaram escolas ou desistiram eram mais propensos a se envolver em comportamentos considerados arriscados.
Os autores concluíram levar jovens para as escolas de alto nível em bairros de baixa renda pode ter efeitos benéficos e poderia ajudar a fechar a lacuna entre o desempenho acadêmico de alunos ricos e pobres, o que parece estar crescendo em os EUA.
Não conheço muito bem esta problemática no Brasil, mas achei muito interessante como medidas de políticas públicas.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Article: “Successful Schools and Risky Behaviors Among Low-Income Adolescents” Mitchell D. Wong, MD, PhDa, Karen M. Coller, PhDa, Rebecca N. Dudovitz, MD, MSHSa, David P. Kennedy, PhDb, Richard Buddin, PhDc, Martin F. Shapiro, MD, PhDa, Sheryl H. Kataoka, MD, MSHSa, Arleen F. Brown, MD, PhDa, Chi-Hong Tseng, PhDa, Peter Bergman, PhDd, and Paul J. Chung, MD, Mas.
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