PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dicas para avós II – Crianças após 3 anos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dicas para avós II – Crianças após 3 anos

Dicas para avós II – Crianças após 3 anos

24/06/2016
  859   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O terceiro ano de vida de uma criança, que engloba os chamados terríveis dois anos, muitas vezes é um desafio para os pais e, portanto, para avós, também. Uma criança nesta idade está mostrando aumento da atividade física, maiores alterações de humor, birras frequentes ou comportamento exigente e testando os limites de todos os adultos.

 

Como um avô, você pode ter esquecido que crianças de dois anos são semelhantes; afinal de contas, tem sido muitos anos desde que você brincou com seus próprios filhos dessa idade.

 

Aqui estão algumas orientações para manter em mente quando você estiver com seu neto de dois anos de idade (embora alguns desses passos sejam mais fáceis de dizer do que fazer):

1- Faça um esforço para “manter a calma“. Não exagerar nas explosões. Tente levá-los no jeito, e perceber que muito deste comportamento é projetado para levá-lo a reagir. Manter uma resposta flexível, mas firme e amorosa.

2- Seja consistente na sua abordagem quanto a disciplina e tenha certeza que é consistente com o estilo disciplinar dos pais da criança. Nunca utilize a punição física.

3- Reforçar os bons comportamentos com elogios. Torne-se um modelo do jeito que você gostaria que seu neto agisse.

4- Tente incentivar o autocontrole.

5- Sempre seja carinhoso.

6- Reconhecer que as crianças desta idade são muito egocêntricas (ou seja, eles estão pensando principalmente em “si” e não nos outros), portanto, não se apegue a sua falta de interesse em você como algo pessoal. Isso é normal para uma criança de dois anos de idade e não vai durar para sempre.

 

O controle esfincteriano será uma das realizações mais importantes do seu neto nessa idade. Converse com os pais sobre o estágio de treinamento que ele está e como você pode reforçar o que ele já alcançou, especialmente quando você está cuidando dele numa tarde de sábado ou final de semana. Se ele passa algum tempo em sua casa, tenha algumas roupas extras e tenha um cadeirão idêntico ao que ele está acostumado na casa dos pais.

 

A segurança em sua casa continua a ser importante, por isso certifique-se de sua casa é “a prova de crianças.” Tenha muito cuidado com seus medicamentos já que avós geralmente fazem uso de muitos. Nunca deixá-los por perto e soltos e colocá-los fora do alcance em um lugar seguro que você vai se lembrar. Tente deixar a medicação lá, mesmo depois que eles saem, de modo que sua casa fique em segurança, mesmo que eles venham para uma visita inesperada e rápida. Isto é ainda mais importante se você não pode “desbloquear” as tampas à prova de crianças ou se escolheu colocar suas pílulas em outros tipos de recipientes. Quando os medicamentos não estão em contentores de segurança para crianças, eles podem ser facilmente abertos por crianças de mais de dois anos.

 

Finalmente, lembre-se sempre de colocar o seu neto em um assento de carro no banco de trás de cada viagem no automóvel.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Cuidar de seu bebê e da Criança: Birth to Age 5, 6 Edition (Copyright © 2015 Academia Americana de Pediatria)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade